Ads

Ex-prefeito de Escada, Lucrécio Gomes, aparece na lista do TCE dos prefeitos com ficha suja

Ex-prefeito está inelegível por 8 anos

Foto: Arquivo/Portal fala News

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou na terça-feira (02/04), a lista dos ex-prefeitos com contas rejeitadas pelas Câmaras Municipais dos municípios, na nova listagem divulgada pelo TCE, consta o nome do ex-prefeito de Escada, Lucrécio Gomes, que governou o município por dois mandatos (2013-2016 e 2017-2020), o ex-gestor teve suas contas do exercício financeiro de 2015, rejeitadas pela Câmara Municipal no dia 15 de junho de 2021 e passou a ser ficha suja.

Com isso Lucrécio Gomes, está inelegível até 2029, ficando impedido de disputar mandatos eletivos, de acordo com a lei da ficha limpa.

A lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos, é divulgada todos os anos que eleição, seja municipal, ou eleição geral.

Imagem: TCE-PE

Com base nos dados informados pelo TCE, a Justiça Eleitoral vai definir quais candidatos ficarão inelegíveis, sem poder concorrer às eleições de outubro próximo, seguindo os critérios da Lei da Ficha Limpa. Na lista, estão os nomes de pessoas cujos processos já transitaram em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso no Tribunal de Contas.

O documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos no momento do voto.

A lista definitiva com os nomes dos gestores com contas julgadas irregulares será entregue posteriormente pelo presidente do TCE, Conselheiro Ranilson Ramos e a vice-presidente, conselheira Teresa Duere, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Oliveira Guimarães, até o dia 15 de agosto, conforme determina a Lei federal nº 9.504/97, que estabelece aos Tribunais de Contas, em anos de eleição, o envio à Justiça Eleitoral dessas informações.

A disponibilização prévia das informações é uma maneira de otimizar os processos de checagem por parte dos interessados, garantindo a eles o direito de corrigir possíveis erros, caso necessário. “Os gestores devem verificar, durante as próximas duas semanas, se seus nomes estão inseridos na relação e, encontrando alguma divergência, podem solicitar uma reparação ou orientação ao Tribunal de Contas”, explicou o coordenador da vice-presidência do TCE, Gustavo Pimentel.

Para acessar a pré-lista, basta clicar aqui.

Com informações do TCE-PE.

Postar um comentário

0 Comentários