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Privatização e recuperação do metrô do Recife: Novos estudos levarão um ano para serem concluídos

Previsão é do BNDES; Estudos terão novas premissas; custo está no novo PAC.

Metrô do Recife
Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que os novos estudos relacionados à recuperação e possível privatização do Metrô do Recife terão uma duração estimada de nove a 12 meses para serem concluídos pelo governo federal. A previsão foi divulgada durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (21/8) para discutir a crise enfrentada pelo sistema metroferroviário pernambucano devido ao seu estado de sucateamento.

Os estudos, coordenados pelo BNDES, serão realizados com novas premissas, diferindo da orientação inicial estabelecida durante a primeira análise em 2019, quando Jair Bolsonaro era presidente. Arian Bechara, chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, declarou que será necessário um período de nove a 12 meses para reconfigurar os estudos de acordo com as novas premissas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Somente após essa revisão, os próximos passos serão definidos.

No entanto, as novas premissas não foram divulgadas pelo BNDES, pois são consideradas informações internas e sensíveis. O custo dos novos estudos será coberto pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, um pacote que visa investir R$ 1,7 trilhão em obras e estudos em todo o país nos próximos quatro anos. Deste montante, R$ 4 milhões serão destinados ao sistema metroferroviário metropolitano do Recife, como parte do subeixo de mobilidade urbana sustentável, para a realização de estudos visando sua possível requalificação.

No entanto, os recursos disponíveis no Novo PAC são insuficientes para lidar com a magnitude dos desafios enfrentados pelo metrô, que demandaria investimentos entre R$ 2 bilhões e R$ 4 bilhões para ser recuperado e expandido. Além disso, os fundos desse programa são direcionados exclusivamente para fins de estudo, não para a execução de projetos. Assim, o Metrô do Recife continua listado no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Atualmente, o sistema metroferroviário metropolitano transporta cerca de 176 mil passageiros diariamente e está enfrentando uma greve com 100% de adesão dos metroviários, que foi inicialmente decretada, suspensa e posteriormente retomada em 11 de agosto.

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