Ads

Presidente Lula fará cirurgia no quadril após viagem aos EUA

Dor persistente leva o presidente a optar pela intervenção médica programada.

Lula
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que passará por uma cirurgia no quadril após seu retorno de uma viagem aos Estados Unidos, programada para este mês de setembro. Lula, que participará da Assembleia Geral da ONU em Nova York no dia 19, decidiu finalmente agendar a cirurgia devido à persistente dor causada pela artrose no quadril, que se intensificou no último ano.

A necessidade da cirurgia já havia sido confirmada pelo palácio do planalto, que destacou se tratar de uma "operação programada, nada urgente". O presidente, durante um discurso no Rio Grande do Norte, explicou os motivos que o levaram a adiar a intervenção médica anteriormente: "Desde o ano passado eu tenho um problema na cabeça do fêmur. Desde o ano passado, eu estou sendo instigado para fazer uma cirurgia no quadril. E eu não quis fazer. Primeiro porque ganhei as eleições, estava em campanha, não ia fazer. Depois ganhei e falei: ‘Não posso parar agora e ir para o hospital, eu preciso governar este país, eu preciso recuperar tudo que eles destruíram'".

Lula, que também tem uma viagem programada para Cuba, onde participará do encontro do G-77 no dia 16, reforçou a importância de sua última viagem antes da cirurgia: "Agora eu não posso parar enquanto eu não viajar. Minha última viagem esse ano é que eu vou em Nova York participar da ONU, vou a Cuba no encontro do G-77. Quando eu voltar, vou receber o presidente do Vietnã dia 26, aí eu vou me preparar para fazer a tal da cirurgia".

O presidente ressaltou que a dor no quadril o incomoda constantemente e não é aliviada por medicamentos. A cirurgia está agendada para ser realizada em Brasília, possivelmente no dia 29 de setembro, embora a data ainda não tenha sido oficialmente confirmada pela presidência.

Lula encerrou sua declaração afirmando: "Eu muitas vezes fico em pé, sabe Deus a dor que eu estou sentido deste lado direito, depois é aqui na frente, depois é aqui. Eu estou me aguentando, mas agora eu estou dizendo para vocês: quando eu voltar, no mês de setembro da minha última viagem, aí eu vou cuidar da saúde porque eu ainda quero correr muito este Brasil".

Postar um comentário

0 Comentários