Ads

PF cumpre mandados de busca e apreensão ligados à Codevasf; irmã do ministro das Comunicações é um dos alvos

Operação apura possível fraude a licitação, lavagem de dinheiro e corrupção em recursos federais do Centrão


Codevasf
Foto: Reprodução/Gov

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira (01), a execução de 12 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Maranhão. A ação faz parte de uma investigação em curso relacionada a desvios de recursos federais na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem vínculos com lideranças do Centrão.

Até o momento, as identidades dos alvos da Operação Benesse não foram divulgadas pela Polícia, mas há informações de que uma das pessoas investigadas é Luanna Rezende, irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e prefeita de Vitorino Freire. A PF, no entanto, ainda não confirmou publicamente essa informação, limitando-se a afirmar que as buscas estão direcionadas a indivíduos que ocupam cargos públicos.

As suspeitas que motivaram a operação incluem possíveis crimes como fraude a licitação, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. Até o momento, a corporação não divulgou a lista completa dos alvos da operação.

O esquema sob investigação envolve a criação de empresas fictícias ligadas aos integrantes de uma associação criminosa que simulavam concorrer entre si em licitações da Codevasf. No desfecho do processo, a principal empresa do grupo vencia a licitação e celebrava contratos com a companhia.

A operação foi desencadeada após a polícia rastrear indícios de direcionamento e desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação de estradas em um município do Maranhão. Esta é a terceira fase das investigações, que tiveram início em 2021.


Postar um comentário

0 Comentários