Ads

Governo prepara MP para novo programa automotivo com foco na descarbonização

Medida provisória visa dar incentivos fiscais a veículos menos poluentes e ampliar programa para motos, caminhões e até "carros voadores"

Automóveis
Foto: Agência Brasil

O governo brasileiro está se preparando para lançar um novo regime automotivo que substituirá o Rota 2030, com o objetivo de incentivar a descarbonização e reduzir as emissões de gases-estufa. Segundo fontes da área econômica, uma medida provisória (MP) já está pronta e deve ser publicada em outubro, marcando o início do novo programa.

A proposta prevê a concessão de incentivos fiscais escalonados com base no nível de emissão de gases-estufa dos veículos. A proposta de lei orçamentária de 2024 já contempla uma reserva de R$ 2,8 bilhões para a concessão desses estímulos tributários.

As discussões sobre o novo programa têm sido conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Embora ainda haja indefinições, uma das questões em debate é a continuidade da isenção das tarifas de importação sobre carros elétricos, o que depende da estratégia de produção de cada montadora no Brasil.

Além disso, o novo programa pretende expandir seus benefícios para outros tipos de veículos, como motos, caminhões, ônibus e até mesmo os "carros voadores" conhecidos como eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical).

O Rota 2030, lançado em 2018 para substituir o Inovar-Auto, focou na eficiência energética e na segurança dos veículos, com metas de redução do consumo de combustíveis e emissão de poluentes. No novo programa, a abordagem será ampliada para incluir um rastreamento completo da cadeia de carbono, calculando as emissões de gases-estufa desde a origem do combustível.

Postar um comentário

0 Comentários