Ads

Cruzeiro com 206 passageiros e tripulantes encalha na Groenlândia, aguarda resgate

Navio Ocean Explorer fica preso em trecho remoto do Parque Nacional Nordeste da Groenlândia, sem feridos ou danos ambientais relatados.

Groenlândia
Foto: Reprodução CNN

Um cruzeiro que transportava 206 passageiros e tripulantes encontra-se encalhado em uma região remota da Groenlândia, após enfrentar problemas na última segunda-feira (11). O navio, denominado Ocean Explorer, não conseguiu se libertar do encalhe nas águas do Alpefjord, um trecho dramático e acidentado do Parque Nacional Nordeste da Groenlândia, como informou um comunicado do Comando Conjunto do Ártico (JAC) da Dinamarca.

De acordo com o comunicado do JAC, a maré que ocorreu durante o dia não proporcionou a ajuda necessária para desencalhar o navio. Felizmente, não foram relatados feridos nem riscos de danos ao meio ambiente em decorrência do incidente.

Para prestar auxílio, o navio de inspeção mais próximo, o Knud Rasmussen, foi destacado para a missão de resgate. No entanto, ele enfrenta uma viagem de mais de 2.200 quilômetros até chegar ao Ocean Explorer, conforme mencionado no comunicado. A previsão é de que o navio de resgate chegue ao local na manhã de sexta-feira (15), dependendo das condições climáticas.

O comandante do Ártico, Brian Jensen, afirmou: "Assim que percebemos que o Ocean Explorer não conseguiria se libertar sozinho, enviamos um navio em direção aos destroços". Ele também acrescentou que, assim que possível, sobrevoarão o local para obter novas imagens que ajudarão na avaliação da situação.

O Ocean Explorer é operado pela Aurora Expeditions, empresa australiana especializada em viagens de expedição aos lugares mais remotos do mundo. A CNN buscou comentários da Aurora Expeditions, mas não obteve resposta até o momento.

O Comando do Ártico está em contato com outras embarcações relevantes na área que poderiam oferecer assistência. Brian Jensen ressaltou que, se possível, o Ocean Explorer ainda poderá flutuar na maré alta, mas, caso contrário, o Knud Rasmussen estará pronto para prestar ajuda.

O incidente foi comunicado ao Governo da Groenlândia, à Autoridade Marítima Dinamarquesa e ao Conselho Dinamarquês de Investigação de Acidentes, como mencionado no comunicado oficial. A prioridade, conforme Jensen, é a segurança de todos os envolvidos.

Postar um comentário

0 Comentários