Ads

Movimento pelo impeachment do presidente do Santa Cruz ganha força após reprovação das contas de 2022

Conselheiros coletam assinaturas para afastar Antônio Luiz Neto da presidência do clube.

Santa Cruz Futebol Clube
Foto:  Rafael Vieira/DP 

Mesmo sem futebol profissional, o clima nos bastidores do Santa Cruz segue quente. Após a reunião do conselho celiberativo reprovar as contas do ano de 2022 e tornar Antônio Luiz Neto (ALN), atual presidente do Executivo, inelegível, a movimentação dos conselheiros é para que o impeachment de ALN aconteça. Para isto, assinaturas de sócios foram recolhidas e serão apresentadas amanhã (04) para o presidente do Conselho, Marino Abreu.

Segundo o artigo 41 do estatuto do Santa Cruz, para um impedimento acontecer, teria de ser recolhido ao menos um terço de assinaturas de integrantes do Conselho Deliberativo. Assim, seria levado à mesa diretora e apreciado o pedido, com votação em reunião do órgão.

Segundo o conselheiro que protocolou e reuniu as assinaturas, Jaime Fortunato, a meta já foi atingida. Para o processo ir à frente, seriam necessários 130 nomes. Hoje, já ultrapassam de 160. “Protocolei um pedido de afastamento, todo baseado no PROFUT. Para dar celeridade ao pedido, reuni as assinaturas dos sócios, e vou apresentar ao presidente Marino Abreu, que terá de deliberar obrigatoriamente”, pontuou Jaime. Após o recebimento das assinaturas, o presidente do conselho deliberativo deverá convocar uma reunião para ser votado o impeachment.

O motivo do pedido de afastamento do chefe do executivo é justificado pelas próprias ações de ALN. “O presidente não responde a nenhum ofício há muito tempo. Também faço parte da comissão da SAF do Santa e ele também não responde nenhum ofício por lá, nada. Fizemos esse pedido pensando no futuro do Santa”, declarou Fortunato. Antônio ficaria afastado por 90 dias, até a eleição do clube marcada para dezembro.

Caso o pedido de impeachment seja aceito por Marino Abreu e venha a se concretizar, quem deverá assumir a presidência do Santa Cruz é o atual vice-presidente, Jairo Rocha. Se o vice não assumir, Marino Abreu tomará conta do executivo coral.

A expectativa dos conselheiros é que também haja uma antecipação das eleições, tendo em vista a preparação para o ano de 2024. “O desejo é antecipar as eleições. O Santa estreia em janeiro, teríamos só um mês para correr atrás de patrocinadores, ver verba, compor elenco. Ainda estamos em RJ (Recuperação Judicial), então o cenário ideal seria adiantar as eleições para aproveitar o tempo”, concluiu Jaime Fortunato. As eleições seguem marcadas para o dia 3 de dezembro até o momento.

Postar um comentário

0 Comentários