Ads

Alerta do Inmet: ondas de calor, chuvas intensas e mudanças climáticas atingem o Brasil

Instituto nacional de meteorologia emite alertas para regiões do Sudeste e Nordeste, enquanto Sul enfrenta frio intenso.

Brasil
Foto: Reprodução

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas que indicam mudanças climáticas significativas em diversas regiões do Brasil, destacando um padrão semelhante ao fenômeno El Niño na América do Sul. As previsões abrangem riscos de ondas de calor, chuvas intensas e secas, impactando áreas desde o litoral norte de São Paulo até o sul da Bahia.

Alerta de Onda de Calor no Nordeste e Sudeste

O Inmet emitiu um alerta de "grande perigo" de onda de calor para as áreas interiores da Bahia e do Piauí, enquanto 263 municípios nas regiões de Barreiras (BA), São Raimundo Nonato (PI), Oeiras (PI) e Ouricuri (PE) estão sob o alerta. A temperatura média está cerca de 5°C acima da média por um período superior a cinco dias, aumentando a probabilidade de ondas de calor extremas.

Chuvas Intensas e Cuidados Necessários

Para a faixa costeira do Sudeste, que abrange 181 municípios desde Santos (SP) até Porto Seguro (BA), foi emitido um alerta de chuvas intensas, prevendo precipitações entre 30 mm e 60 mm por hora (ou até 100 mm por dia), ventos fortes (de 60 a 100 km/h) e riscos associados, como cortes de energia, alagamentos e quedas de árvores.

O Inmet também orienta a população a não se abrigar sob árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia em áreas com risco de inundações.

Cenário no Sul e Outros Alertas

Enquanto o Nordeste e o Sudeste enfrentam as condições climáticas extremas, o Sul do país registra um forte frio, com temperaturas negativas em municípios da Grande Porto Alegre e da Serra. A região também está em alerta de geada, com riscos associados.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta de "perigo potencial" para tempestades no sul da região Norte e norte da região Centro-Oeste.

A população é orientada a se manter informada sobre as atualizações dos alertas, com atenção especial às recomendações das autoridades competentes. As mudanças climáticas requerem medidas preventivas e cuidados para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Postar um comentário

0 Comentários