Ads

Prefeitura do Recife inicia 5ª Conferência Municipal de Juventude para fortalecer políticas públicas coletivamente

Evento faz parte do Mês da Juventude e busca aperfeiçoar o Plano Municipal de Juventude com a participação de cerca de 200 jovens delegados.

Recife
Foto:  Hélia Scheppa/PCR




No último sábado (5), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), deu início à 5ª Conferência Municipal de Juventude do Recife. O evento tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para a juventude e aperfeiçoar o Plano Municipal de Juventude de forma coletiva. A solenidade de abertura reuniu cerca de 200 jovens delegados e contou com a participação do deputado federal Pedro Campos, que destacou a importância da representatividade nas diversas políticas públicas.

As atividades da conferência, que se estenderá até este domingo (6), fazem parte da programação do Mês da Juventude e incluem discussões nos grupos de trabalho para eleger propostas em áreas como Cidadania e Participação Social/Diversidade e Igualdade, Desporto e Lazer/Cultura, Saúde, Território e Mobilidade/Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação, Segurança Pública e Acesso à Justiça, Comunicação e Liberdade de Expressão/Profissionalização, Trabalho e Renda.

O evento também celebra o Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e os 10 anos de criação do Estatuto da Juventude, instituído através da Lei municipal nº 12.852/2023.

A conferência conta com a participação de jovens delegados eleitos nas pré-conferências realizadas durante o mês de julho em todos os territórios da cidade. Durante a tarde deste sábado, os jovens iniciaram as discussões nos grupos de trabalho e no domingo (6), após uma dinâmica de integração, seguirão com as discussões e encerrarão a Conferência com a plenária final, apresentando moções e encaminhamentos.

Marcone Ribeiro, secretário executivo de Juventude do Recife (Sejuv), enfatizou a importância do evento e do compromisso com a juventude brasileira. Ele ressaltou que a conferência é apenas o começo, e que os jovens continuarão contribuindo para a efetivação e fortalecimento das políticas públicas no Recife.

Roberta Pontes, conselheira municipal da Juventude e membro da comissão organizadora da Conferência, subiu ao palco para lembrar aos jovens presentes que o comprometimento com a política deve ser coletivo, e enfatizou que é a partir desse evento que sairão as políticas públicas para os jovens, sendo eles mesmos responsáveis por monitorá-las.

A participação de representantes de diversas cidades e órgãos, como o coordenador de projetos da Secretaria Especial de Juventude do Rio de Janeiro e o superintendente de Juventude da Secretaria Executiva de Criança e Juventude, reforça a importância e a abrangência do evento na busca por políticas mais inclusivas e representativas para a juventude recifense.

Postar um comentário

0 Comentários