Ads

Energia eólica e solar batem recordes de produção nos primeiros dias de julho no Brasil

Cinco recordes eólicos e sete solares registrados, com destaque para eólicas que geraram 26,1% da energia em um dia


Energia eólica e solar
Foto: Reprodução


A geração de energia eólica e solar atingiu patamares históricos nos primeiros 15 dias de julho no Brasil. Com cinco recordes de geração eólica e sete de geração solar, o destaque foi o dia 4 de julho, quando a energia eólica produziu impressionantes 26,1% do consumo nacional em determinado horário.

No Nordeste, onde 95% das usinas eólicas do Brasil estão instaladas, as eólicas geraram um excedente de energia, enviando-o para o Sistema Interligado Nacional (SIN). O Brasil possui uma capacidade instalada de cerca de 26 gigawatts de geração eólica, equivalente a aproximadamente 14% da matriz energética nacional.

De acordo com a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Elbia Gannoum, os ventos intensos têm impulsionado a geração acima da potência instalada. A previsão é que a produção eólica continue aumentando nos próximos meses, uma vez que a temporada dos ventos mais fortes se estende até setembro e outubro.

“Temos energia de sobra e barata no País atualmente. Isso sinaliza para as fábricas que querem fazer os seus processos de descarbonização. É uma oportunidade única”, afirmou Elbia.

A busca por fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, se alinha à transição energética, visando reduzir as emissões de carbono em diversos setores produtivos. Essa transformação é fundamental para o uso sustentável de energia em áreas como a indústria e o transporte.

Postar um comentário

0 Comentários