Ads

Suposto áudio do secretário de saúde de Amaraji, José Roberto do Nascimento, vaza e gera confusão com pedido de exoneração

Foto: Reprodução

G1- O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Gilmar Júnior, afirmou, nesta quarta-feira (23), que vai pedir para a prefeita de Amaraji, Aline Gouveia (PSB), a destituição do secretário de Saúde, José Roberto do Nascimento. O motivo é o áudio que circulou nas redes sociais com xingamentos à técnica de enfermagem Mayara Andrade, que denunciou as ofensas e disse reconhecer a voz do secretário.

"O que eu quero mesmo é que a prefeita destitua ele do cargo de secretário de Saúde. Vou tentar amigavelmente. Se não conseguir, vou falar com a Procuradoria [do Coren] para ver o que a gente pode fazer", declarou o presidente.

Ao tomar conhecimento do caso, o Coren emitiu uma nota em "repúdio absoluto à fala e à conduta do senhor José Roberto Nascimento". A prefeitura foi procurada, mas a assessoria informou que estava mantido o pronunciamento anterior, em que dizem estar apurando o fato relacionado à conduta.

"No relato, José Roberto usa um palavreado esdrúxulo, com intenção nítida de desmoralizar a profissional, proferindo expressões misóginas, machistas e homofóbicas, em uma fala repulsiva que flerta com o discurso de ódio. Ouvir o conteúdo causa ojeriza e um sentimento de grande inquietação", escreveu o Conselho

O presidente do Coren explicou que conversou com Mayara para prestar solidariedade e orientá-la sobre como proceder contra José Roberto Nascimento. Inicialmente, o Conselho havia informado, por meio da procuradoria, que o secretário era enfermeiro, mas depois disseram ter descoberto que era uma pessoa com o mesmo nome.

"Tem que apurar, mas é dele [secretário] sim. Outras pessoas entraram em contato com a gente nas redes sociais para dizer que era dele [o áudio]. É abrir um processo e ter tudo isso, ter a confirmação do áudio, periciar", disse.

A técnica de enfermagem Mayara Andrade contou que foi sido surpreendida com o áudio que circulou nas redes sociais, uma vez que nunca havia tido problemas com o secretário.

Nesta quarta-feira (23), ela relatou que conseguiu registrar queixa por volta das 10h40 sobre o caso na Delegacia Virtual, mas que foi informado que aguardasse validação do boletim de ocorrência. Mayara confirmou, ainda, que deve comparecer ao Coren para avaliar o que pode ser feito.

No áudio, o homem afirma que a servidora desrespeitou a prefeita e, em meio a muitos palavrões e xingamentos, diz que ela foi muito "mal educada, muito canalha, tratando-se da prefeita".

O secretário de Saúde do município, José Roberto Nascimento, não foi encontrado no local de trabalho na terça-feira (22).

A prefeitura do município disse, em nota emitida na terça, que, "no que se refere a conduta do secretário, esclarecemos que estamos apurando o fato, destacando que o fato não ocorreu no local e horário de trabalho, e por tal motivo, merece apuração para assim tomar as medidas cabíveis, dentro da gestão".

A gestão afirmou ainda, por meio da assessoria, que "não concorda com qualquer tipo de lesão a direito individual, seja de servidores ou mesmo de qualquer cidadão, oportunidade em que prestamos nossa solidariedade".

Confira, na íntegra, a nota do Coren-PE:

"Circula nas redes sociais um áudio atribuído ao secretário de saúde de Amaraji/PE, José Roberto Nascimento, referindo-se a uma técnica de enfermagem do município. No áudio, ouve-se o secretário relatando uma situação que envolveria a profissional e a prefeita, Aline Gouveia (PSB).

No relato, José Roberto usa um palavreado esdrúxulo, com intenção nítida de desmoralizar a profissional, proferindo expressões misóginas, machistas e homofóbicas, em uma fala repulsiva que flerta com o discurso de ódio.

Ouvir o conteúdo causa ojeriza e um sentimento de grande inquietação. Não deve haver espaço para esse tipo de conduta e discurso em qualquer que seja a área profissional, e menos ainda nos serviços de saúde, os quais requerem humanidade e decência daqueles que os executam. Causa profunda preocupação na sociedade que um gestor de saúde pública porte-se de tal modo.

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco expressa a sua solidariedade à colega Mayara Andrade e o repúdio absoluto à fala e à conduta do senhor José Roberto Nascimento. Estamos mobilizando nosso Núcleo de Ética e o Departamento Jurídico para providenciar a intervenção que nos couber. Episódios como este reafirmam o estado de desrespeito e a desvalorização ao qual a Enfermagem é submetida diuturnamente. É preciso resposta contundente das entidades representativas contra essas práticas abusivas e criminosas.

Cobramos da prefeitura municipal as providências óbvias e a reparação aos danos ante a nossa colega e ante os mais de 120 mil profissionais de Enfermagem pernambucanos, agredidos pelas palavras repugnantes do gestor.

Todas as medidas que couberem ao Coren-PE em desfavor do secretário serão tomadas com o rigor máximo da lei. A Mulher merece respeito. A Enfermagem merece respeito."


Postar um comentário

1 Comentários