Ads

TRANSTORNOS MENTAIS .TOC.


 



Quem conhece alguém com alguma mania, tique ou ritual que parece “normal”? Até onde é saudável ?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o diagnóstico se dá através dos sintomas obsessivos ou pensamentos compulsivos presentes ininterruptamente por pelo menos duas semanas, reproduzidos desagradavelmente, levando mais tempo que o usual como por exemplo lavar as mãos por horas.

O compulsivo obsessivo inicia como uma maneira que o indivíduo encontra de acalmar a ansiedade e fugir de uma agonia. É um processo de reprodução com repetição em que se perde a autonomia e livre-arbítrio. A um alívio momentâneo da ansiedade e angústia, por esse motivo a pessoa se torna prisioneira voltando a repetir por vezes contra a sua vontade consciente, sempre que a ansiedade volta.

Uma característica principal do toc é a presença de obsessões e Compulsões, sendo que uma é abraçada pela outra. Dentre as mesmas a mais comuns estão: Preocupação excessiva com organização que é seguida e repetidas. Dúvidas (obsessão), que são seguidas de constatações(compulsão).



As compulsões causam estresse e vem acompanhadas dos anseios de culpa, medo e cobranças, podendo levar a depressão.

Determinadas pessoas acham que se não realizarem o ato compulsivo, algo ruim pode vir a acontecer em sua vida. Com a pandemia isso agravou e tem quem acredite que se não lavar as mãos determinadas vezes no dia podem ser acometidas por um acidente.

Há diversas formas de compulsão como por jogos, por compras, álcool, drogas, substâncias de forma geral, compulsão alimentar, sexual entre outras.de forma simplificada podemos dizer que: Obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente, geralmente são acompanhadas de medo angustia, culpa ou desprazer. Já as Compulsões são comportamentos executados em resposta à obsessão.

Tudo isso atrapalha muito a vida das pessoas, pois as mesmas passam a usar a fonte de prazer como alívio do que está incomodando internamente, porém esse alívio é momentâneo, daí a pessoa começa a ter problemas nas suas relações sociais, prejuízos financeiros, redução da produtividade, negligência em atenção com a família, pois sua mente fica com o foco na obtenção do prazer e ato compulsivo que é sua recompensa.

Quem sofre deste sintoma muitas vezes demora a se dar conta, negando-as e vindo a percebê-las apenas após se depararem com sérios prejuízos. Num outro exemplo, da compulsão alimentar há uma busca de preenchimento do vazio, os anseios, conflitos e medos.

A compulsão ocorre numa tentativa de regulação da psique. Quando o indivíduo não faz a elaboração psíquica referente ás suas mudanças sociais, emocionais e afetivas ela é exposta a um estado de tensão e inquietação que é incapaz de dominar.

Normalmente acomete pessoas que são muito rigorosas, autocríticas, inflexíveis e rígidas consigo mesma. Com o aumento das exigências no nosso dia a dia, a quantidade de ocorrências vem só aumentando de forma silenciosa.

A boa notícia é que existe solução para esse transtorno que merece toda a atenção.

Um tratamento psicoterapêutico associado às vezes com o tratamento medicamentoso, em alguns casos se faz necessário com acompanhamento de um médico psiquiátrico.

É muito importante para o desenvolver-se, assumir a consciência das cadeias que nos pusemos na vida e ter coragem de tomar pose e explorar caminhos e saídas para a libertação e controle.

Busque ajuda!

Até a próxima.



Precisa de ajuda? Entre em contato.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145

Instagram: psicanalista_anafreud

Pelo e-mail anacgcp@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários