Ads

ESQUIZOFRENIA

 

Direito de divulgação de imagem.





A esquizofrenia é uma doença mental, a principal do grupo dos transtornos psicóticos. É universal, complexa e tem muitas dimensões. Está associada a uma disfunção cerebral, a doença progride lentamente e não é morada de imediato, inclusive muitos só descobrem depois do primeiro surto.

Os sintomas mais comuns são, delírios e alucinações auditivas, o esquizofrênico ouve e passa a se sentir dominado por elas, também é comum achar que estão sendo perseguidos. Há sintomas negativos mais resistentes a tratamentos, são caracterizados por alterações de comportamento, como apatia social, indiferença emocional, dificuldade de expressar emoções e empobrecimento do conteúdo do pensamento. Em alguns casos, também pode haver perda de funções cognitivas com o passar do tempo. Eles vivem em um mundo paralelo.

Quando os sintomas começam a aparecer, é importante que a família procure ajuda já que não se tem ideia de quando e como os primeiros surtos podem aparecer, se o esquizofrênico estiver em tratamento adequado, sob controle de medicamentos e terapia, as chances de um surto não violento ou de uma recaída são menores. Muitas vezes, os familiares buscam igrejas, rezas e etc. O que retarda o início do tratamento. Temos tratamento, porém não existe cura, fazemos um combo por meio de antipsicóticos para conter os surtos, e a psicossocial, por meio de terapia trabalhando para reinserção social do paciente. Os cuidadores e todas as pessoas que convivem com o portador de esquizofrenia devem se informar muito.

Isso para que estejam atentos aos sinais de recaídas e possam ajudar o paciente, de maneira a se informar sobre novos medicamentos e novas formas de terapia que possam fazer emergir mais do real dentro do imaginário.

Assim, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor, e possa conviver mais em sociedade. Isto dependendo do grau que a doença se manifesta em cada um. A todo momento surge novos tratamentos, inclusive também para os cuidadores, uma vez que ainda existe muito preconceito da sociedade.

A esquizofrenia é uma doença e não pode, de jeito nenhum, ser negligenciada.

Busque ajuda!

Até a próxima.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145, pelo e-mail anacgcp@gmail.com

Siga no instagram : @psicanalista_anafreud





Postar um comentário

0 Comentários