Ads

FILHOS DE MÃE NARCISISTA.

Direito de imagem autorizado.


 



Aviso: Essa matéria contém gatilhos emocionais e psicológicos.



Vamos conhecer mais sobre mães narcisistas e como elas afetam os filhos. Descubra a partir do texto abaixo.

O termo narcisismo usado por Freud tornou-se conhecido por causa do mito grego de Narciso, embora usado para definir uma personalidade, também indica um transtorno, pode acometer em qualquer indivíduo mas, acredito que seja mais perceptível na figura materna. O transtorno de personalidade narcísica faz com que o indivíduo tenha uma percepção divina de si mesmo que por sua vez toma maiores proporções quando é sua mãe. Na psicanálise, narcisismo é o termo frequente para se fazer referência a pessoas que alimentam uma idolatria exagerada por si mesmas, nutrem a própria imagem ,se admiram em excesso. A mãe narcisista não vai se questionar se é narcisista. Se você já se questionou, provavelmente não é. Ela terá resistência a tratamento psicológico. Na psicanálise, todo ser humano é singular, entretanto as mães narcisas não tem empatia por seus filhos, não conseguem se colocar no lugar deles, apenas se enxergam, os filhos são apenas reflexos seus como reflexo no espelho.

A fantasia de que o amor de mãe é o maior do mundo e que ela fará sempre o que for melhor para o filho dando até a vida nem sempre é um fato. A figura materna na nossa sociedade é idealizada e até mesmo sagrada, os latinos as colocam acima de qualquer suspeita , mas a sociedade esquecem que antes delas serem mães são mulheres, que podem cometer erros e apresentar transtornos que afetam o comportamento na função maternal.

Há casos de mães narcisistas, que acabam sufocando e a sequela disso são traumas que pode reverberar na vida adulta ou até mesmo levar a morte. É comum que o filho seja visto por ela como uma extensão de seu próprio ser, no qual ela deposita todos os seus sonhos, vontades e frustrações

Mães narcisistas são abusivas na criação dos filhos usando o fator maternidade para exercer de autoridade, os abusos podem ser verbal(invalidando), emocional (fazendo o amor de moeda de troca), fazem eles acreditarem que precisam de sua autorização, Você conhece alguém que é dono da verdade? Mães narcisistas sempre “sabem tudo”

Elas acabam interferindo em tudo, até mesmo na escolha profissional e amorosa e os filhos cedem para validar esse amor, até por que ele é o “filho de ouro”. Sentir-se inadequado é um dos sintomas de uma autoimagem distorcida adquirida ao longo da vida ao lado dela.

Como a maior parte dos abusos é disfarçadas, esse processo leva tempo, a vítima liga os pontos e vai elaborando junto com o terapeuta, dando nome ao que foi vivido, até descobrir o padrão abusivo da agressora, compreender o abuso sofrido é fundamental para se libertar da culpa toxica e se recuperar.

O filho(a) precisa de um trabalho rigoroso e comprometido para se livrar das correntes emocionais e não esperar afeto verdadeiro da mãe narcísica. Ele necessita conseguir esse afeto através de outras relações. O grande gargalo desse tratamento é que essa mãe o ensinou desde cedo a não confiar em ninguém. Somente nela.

É muito complicado um filho atingir o patamar em que não espera mais afeto da progenitora. Dia das mães, por exemplo, é uma data dificílima para essas vítimas.



Concluo "narrando" será que tem algum sentimento bom naquele coração? A resposta é não. Narcisista não muda.

Esse é apenas um capítulo, com diversos módulos. Existem exemplos de casos muito perversos e níveis de perversidades da mãe narcisista e do transtorno narcísico de forma geral.

Advertência: é preciso responsabilidade e que não se pode classificar as mães sem informações e ajuda de um profissional.




Referências:

Freud (1914-1916) introdução ao narcisismo.

Silva Lobo- Mães que fazem mal

Um caso sádico que assisti foi o da genitora Dee Dee Blanchard e sua filha Gypsy. Essa história virou um documentário.




Até a próxima.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145,

pelo e-mail anacgcp@gmail.com

Siga no Instagram : @psicanalista_anafreud

Postar um comentário

0 Comentários