Ads

Manifestantes pró e contra Lula entram em choque em frente ao Planalto

A policia precisou usar spray de pimenta e cassetetes para dispersar a briga antes da posse do novo Ministro da Casa Civil

ESTADÃO CONTEÚDO

A PM tentava separar os dois grupos, deixando os apoiadores do governo em frente ao Palácio do Planalto e os contrários em frente ao CongressoFoto: Reprodução Twitter
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será o novo ministro-chefe da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff, participará da cerimônia de sua posse, prevista para começar na manhã desta quinta-feira. 

Lula assume o ministério sob forte onda de protestos, que levou milhares de pessoas às ruas de cidades de todo o país na noite de ontem e foram destaque na mídia internacional.

Como ministro, ele ganha foro privilegiado para responder pelos processos judiciais e pelo pedido de prisão preventiva por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ou seja, aceitando o cargo, ele será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), saindo do âmbito do juiz Sérgio Moro. Além disso, um eventual processo ganharia celeridade.

Protesto

Manifestantes pró e contra governo se concentram nas proximidades do Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira.

Um grupo vestido de verde e amarelo tentou carregar uma faixa com "Somos todos Moro" próximo ao local onde um grande grupo vestido de vermelho entoava gritos de guerra. Depois de provocações de ambos os lados e da polícia tentar impedir o conflito, dois grupos menores entraram em choque e trocaram socos e bandeiradas. A policia precisou usar spray de pimenta e cassetetes para dispersar a briga.

A PM tentava separar os dois grupos, deixando os apoiadores do governo em frente ao Palácio do Planalto e os contrários em frente ao Congresso. Os dois grupos, no entanto, têm se provocado a cada instante e a polícia organizou um cordão de isolamento com mais de 20 soldados para impedir mais conflitos.

Já estão nas proximidades do Palácio do Planalto local pelo menos cinco ônibus da polícia e pelo menos 15 viaturas. No início da Esplanada dos Ministérios, distante cerca de mil metros do Palácio, mais de dez veículos com policiais militares estão de prontidão. A PM ainda não tem um levantamento de quantas pessoas participam dos protestos.

Postar um comentário

0 Comentários