Ads

Equipes da PM e Prefeitura desocupam residencial de risco em Jaboatão dos Guararapes

Cerca de 200 famílias são retiradas do Condomínio Vila do Mar, interditado desde 2016

Jaboatão dos Guararapes
Foto: Reprodução/G1


Na manhã desta terça-feira (5), equipes da Polícia Militar (PM) e da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizaram a desocupação de um residencial com risco de desabamento localizado no bairro de Piedade. O Condomínio Vila do Mar, que abrigava cerca de 200 famílias e estava interditado desde 2016, teve sua desocupação determinada pela Justiça Federal devido ao risco iminente de desabamento.

Os blocos A, B e C do residencial, situado na Rua Nossa Senhora de Fátima, possuem um total de 48 apartamentos. A ocupação havia sido organizada pelo Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) em 24 de julho, menos de três semanas após o trágico desabamento de um prédio no Conjunto Beira-Mar, em Paulista, também no Grande Recife, que resultou em 14 mortos e 7 feridos.

A ação de desocupação contou com a participação de aproximadamente 350 policiais militares, além da Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, oficiais de Justiça e a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O tenente coronel Washington Souza, comandante do Batalhão de Choque, enfatizou a natureza humanitária da operação, visando garantir a segurança das vidas envolvidas.

"A nossa preocupação é com as vidas que estão dentro do edifício, para que elas saiam ilesas e sejam realocadas em moradias determinadas pela prefeitura. Nós entramos no prédio de forma muito tranquila, com essa orientação de que elas devem sair para que não causem danos maiores em suas vidas", destacou o tenente coronel.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes explicou que a desocupação ocorreu em cumprimento de uma reintegração de posse determinada pela Justiça Federal e que a ordem judicial foi movida pela empresa seguradora dos imóveis. Além disso, a prefeitura disponibilizou um abrigo para acolher as famílias afetadas pela desocupação.

Durante a ocupação do Condomínio Vila do Mar, o MLTT afirmou que as famílias que ocuparam o residencial vieram de bairros com grande vulnerabilidade social e problemas de infraestrutura, como Jardim Monte Verde, em Jaboatão, onde 17 pessoas perderam a vida em 2022 devido a um deslizamento de barreira.

Postar um comentário

0 Comentários