Ads

PIX: Banco Central planeja novas funcionalidades para pagamentos instantâneos

Uso em pedágios, estacionamentos e transportes públicos, além de operações internacionais, estão entre as possíveis ampliações


PIX
Foto: Divulgação/Banco Central

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (4), que está planejando expandir as funcionalidades do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pela instituição. A ideia é permitir que o PIX seja utilizado para novos propósitos no futuro.

No relatório de gestão do PIX, que avalia o desempenho da ferramenta entre 2020 e 2022, o Banco Central destacou que as tecnologias que agilizam as experiências de pagamento podem ser benéficas, especialmente em casos específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público.

Além disso, o Banco Central reafirmou a possibilidade de expansão do uso do PIX para operações internacionais, incluindo remessas, transações entre empresas e pagamentos no exterior por bens e serviços.

Um dos pontos de destaque no relatório é a sugestão de que o PIX possa ser uma alternativa ao cartão de crédito. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mencionou anteriormente essa possibilidade e, no relatório, o BC menciona a viabilidade de estabelecer regras padronizadas que permitam o uso do PIX para pagamentos a prazo ou parcelados, reduzindo o risco de crédito para o beneficiário em casos de inadimplência do pagador.

O Banco Central também observou que o setor financeiro tem desenvolvido soluções próprias que permitem o parcelamento de compras com o PIX, como vincular uma concessão de crédito pessoal à transação PIX ou permitir o pagamento de transações PIX na fatura do cartão de crédito.



Postar um comentário

0 Comentários