Ads

'Retratos Fantasma': filme de diretor pernambucano é escolhido para representar Brasil no Oscar

Longa sobre cinemas do Recife, de Kleber Mendonça Filho, vai disputar vaga na categoria de Melhor Filme Internacional

Retratos Fantasma
Foto: Divulgação

O filme "Retratos Fantasmas," dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado como a indicação oficial do Brasil para concorrer a uma vaga no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema após uma reunião do Comitê de Seleção, presidido por Ilda Santiago, na terça-feira (12).

"Retratos Fantasmas" teve sua primeira exibição no Festival de Cannes deste ano, fora de competição, e recebeu elogios da imprensa internacional. Sua estreia nacional ocorreu no 51º Festival de Gramado, em 12 de agosto, onde também foi ovacionado como uma homenagem ao cinema e à valorização dos centros urbanos. Kleber Mendonça Filho expressou sua gratidão nas redes sociais, agradecendo por todas as manifestações positivas.

O filme se destaca por colocar o centro da cidade do Recife como personagem principal, explorando os grandes cinemas que foram espaços de convívio ao longo do século XX. Agora, "Retratos Fantasmas" buscará uma vaga entre os cinco indicados na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição do Oscar, que acontecerá em 10 de março de 2024. 

Até o momento, apenas quatro filmes brasileiros foram nomeados nessa categoria: "O Pagador de Promessas," "O Quatrilho," "O Que É Isso, Companheiro?" e "Central do Brasil." A última pré-indicação brasileira ao Oscar na categoria foi "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias," em 2008.

Postar um comentário

0 Comentários