Ads

Reunião da Comissão da Mulher Itinerante em Carpina visa fortalecer políticas públicas de combate à violência contra as mulheres

Deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALEPE, destacou a importância do encontro.

Gleide Ângelo
Foto: Americo Santos

Na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 9h30, acontecerá em Carpina, na mata norte do estado de Pernambuco, mais uma reunião da Comissão da Mulher Itinerante. O evento contará com a presença de deputados estaduais, representantes da prefeitura, do legislativo, do judiciário e da sociedade civil organizada, com o objetivo de debater e fortalecer as políticas públicas para mulheres na região, que tem enfrentado casos recorrentes de violência de gênero, incluindo o recente feminicídio de Siméia da Silva Nunes.

Esta será a segunda edição do programa desde a sua retomada e busca estabelecer um diálogo efetivo entre os agentes públicos municipais e a sociedade civil. O encontro será realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada no bairro de São José.

O principal foco da reunião é abordar as ações necessárias para combater a violência contra as mulheres na cidade, que tem registrado casos alarmantes, como o feminicídio de Siméia da Silva Nunes. Siméia, uma promotora de vendas, foi brutalmente espancada e morta a tiros pelo seu ex-companheiro, um policial militar de 37 anos. Esse trágico episódio, ocorrido no final de julho, chocou a comunidade e trouxe à tona a urgência de ações efetivas para combater a violência de gênero em Carpina.

A deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALEPE, destacou a importância do encontro: "Têm sido recorrentes os casos de violência contra a mulher ocorridos na cidade que chegam até nós, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Estive em Carpina ainda no mês de maio, para fazer o papel que é de responsabilidade do Estado e do município quando falamos sobre rede de proteção", afirmou a deputada, fazendo referência à tentativa de feminicídio sofrida por uma jovem de 22 anos em maio, na qual a deputada teve que atuar diretamente no abrigamento da vítima devido às ameaças do ex-companheiro.

A deputada enfatizou ainda que é fundamental que os agentes públicos atuem de forma colaborativa para fortalecer a rede de apoio às mulheres da cidade: "É nosso papel, enquanto agentes públicos, atuarmos de um modo mais assertivo e colaborativo nos pontos sensíveis da rede de apoio às mulheres da cidade. Juntos, vamos traçar ações e compromissos para que as mudanças necessárias aconteçam a curto, médio e longo prazo."

A reunião da Comissão da Mulher Itinerante em Carpina é um passo importante no combate à violência de gênero e na promoção dos direitos das mulheres na região. Espera-se que a discussão e as ações resultantes desse encontro contribuam para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres que vivem em Carpina.

Postar um comentário

0 Comentários