Ads

Comissão da Mulher da ALEPE retoma atividades em Carpina com debates cruciais

Deputada Delegada Gleide Ângelo preside reunião que abordou alinhamento entre polícia e judiciário, atendimento às vítimas e criação da Delegacia da Mulher.

Deputada Gleide Ângelo
Foto: Américo Santos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), presidida pela deputada Delegada Gleide Ângelo, retomou suas atividades na cidade de Carpina, localizada na mata norte do estado. A segunda reunião da Comissão da Mulher Itinerante, que havia sido suspensa devido à pandemia da COVID-19, ocorreu no auditório da Escola Técnica Federal Maria Eduardo Ramos e Barros, sendo aberta ao público e reunindo centenas de representantes do poder público, da sociedade civil e estudantes locais.

Além da deputada Gleide Ângelo, o deputado e primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) representou a Casa Legislativa no evento. A mesa de discussões contou com a presença da Secretária da Mulher de Carpina, Izaura Pessoa, o presidente da Câmara Municipal, Dedé Lanches (PTB), e as vereadoras Karol Cândido (União), Manu Lapa (PTB), Wedja de Bila (Solidariedade) e Cássia do Moinho (União). Representando o poder judiciário, os juízes André Batista e Marcelo Cabral estiveram presentes, assim como o delegado Bruno Bezerra, representando a Polícia Civil. Notavelmente, a Secretaria da Mulher do Estado não enviou um representante.

Deputada Gleide Ângelo
Foto: Américo Santos

Durante a reunião, diversos temas cruciais relacionados aos direitos das mulheres foram debatidos, com destaque para o alinhamento entre a polícia e o judiciário, a necessidade de maior celeridade no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, e a urgência na criação da Delegacia da Mulher de Carpina. A deputada Gleide Ângelo assumiu o compromisso de trabalhar pela instalação de uma unidade da Delegacia da Mulher na cidade, destacando a importância desse passo no combate à violência de gênero.

"É com muita satisfação que recebo este auditório lotado de homens, mulheres e estudantes não apenas de Carpina, mas de toda a Mata Norte, porque comprova que, cada vez mais, compreendemos que a execução efetiva de uma política de mulheres depende da sintonia entre as diversas esferas públicas", comentou a Delegada Gleide Ângelo durante a reunião.

Homenagem a Deputada Gleide Ângelo em Limoeiro

Além das atividades em Carpina, a deputada Delegada Gleide Ângelo receberá uma honraria especial nesta quinta-feira (14) às 19h, na Câmara Municipal de Limoeiro, no agreste pernambucano. A solenidade, uma iniciativa do vereador Zózimo Oliveira (PSB), concederá à deputada o Título de Cidadã Limoeirense em reconhecimento ao seu empenho e engajamento no trabalho desenvolvido na região.

Limoeiro é um dos principais focos de atuação política da Delegada Gleide Ângelo, que já destinou um veículo para a Coordenadoria da Mulher do Município, articulou cursos profissionalizantes para o público feminino e equipou um espaço com máquinas de costura industriais e digitais, visando a profissionalização de dezenas de mulheres na região. No mês de agosto passado, a deputada anunciou um novo investimento de 250 mil reais em emendas federais para Limoeiro, que será utilizado para a aquisição de uma viatura, armas de incapacitação neuromuscular, coletes à prova de bala, sprays de pimenta e computadores, visando a implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade.


Postar um comentário

0 Comentários