Ads

Camaragibe terá nova adutora para melhorar abastecimento

Obra de R$ 4 milhões beneficiará 50 mil pessoas, reduzirá vazamentos e garantirá água de qualidade.

Camaragibe
Foto: Divulgação/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está em processo de implantação de uma nova adutora para o reservatório de Tabatinga, localizado no bairro de mesmo nome, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Com aproximadamente três dos cinco quilômetros de tubulações já instalados, a conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre do próximo ano, representando um investimento de R$ 4 milhões.

Essa iniciativa beneficiará cerca de 50 mil moradores, garantindo maior regularidade no fornecimento de água. Com a finalização da Adutora de Tabatinga, os bairros de Aldeia de Baixo, Tabatinga, Inabi, Jardim Primavera, Vale das Pedreiras, Vila da Fábrica e parte do Borralho, além de outros locais, contarão com uma distribuição de água mais confiável.

A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, enfatizou a importância da obra: "Como a adutora é antiga, é comum a ocorrência de vazamentos ao longo de sua extensão. Com a construção dessa nova estrutura, haverá menos intercorrências na rede de distribuição de água, o que significa redução de vazamentos e melhoria no abastecimento, possibilitando até a diminuição do calendário de abastecimento."

Além da nova adutora, que desempenhará um papel crucial na melhoria do fornecimento de água em Camaragibe, está planejada uma segunda etapa da obra. Essa fase envolve o aperfeiçoamento da gestão e controle de perdas nas unidades do sistema, através da setorização das redes de distribuição nos bairros. 

De acordo com o gerente de Obras da Compesa, Rafael Ramos, a setorização visa equilibrar as pressões na rede, reduzindo vazamentos e tornando o abastecimento mais contínuo e confiável, por meio da implantação de equipamentos de medição e controle, como medidores de vazão e válvulas redutoras de pressão.

Postar um comentário

0 Comentários