Ads

Ministra Ana Moser pode ser exonerada por presidente Lula em busca de apoio no Congresso

Mudança na pasta é parte de minirreforma ministerial e pode ser anunciada em breve; PP e Republicanos estão envolvidos nas negociações


Ana Moser
Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente Lula (PT) informou à ministra do Esporte, Ana Moser, na terça-feira (5), que ela deverá ser exonerada do cargo. O deputado André Fufuca (MA), líder do PP na Câmara, é cotado para assumir a posição da pasta.

O encontro entre Lula e Ana Moser ocorreu no Palácio do Planalto na tarde de ontem. Caso a troca seja confirmada, ela fará parte da minirreforma ministerial que o governo tem negociado há quase dois meses em busca de apoio no Congresso. No entanto, o PP tem resistido à nomeação, buscando um ministério mais influente.

A expectativa é que o anúncio oficial ocorra nesta quarta-feira (6). Para conquistar o apoio do PP, planeja-se que a pasta concentre parte do orçamento das apostas esportivas, envolvendo as empresas conhecidas como bets.

Até o momento, nem o governo nem a assessoria da ministra Ana Moser confirmaram a troca. A mudança na pasta ainda não foi divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social).

Caso a troca seja efetivada, Ana Moser será a segunda ministra mulher a deixar o governo Lula. Em junho, o União Brasil determinou a primeira substituição no centrão, na pasta de Turismo, que era liderada por Daniela Carneiro.

Outra possível mudança que poderá ser anunciada nesta quarta-feira (6) envolve o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que poderá assumir o ministério dos Portos e Aeroportos. No entanto, há resistência por parte do atual titular, Márcio França (PSB), em deixar a pasta.

A aceitação do PP para assumir o Esporte ainda não está confirmada, e as negociações em curso têm gerado descontentamento no centrão. A entrada do PP e do Republicanos já havia sido anunciada pelo governo em meados de julho, quando esses partidos pressionaram por mais cargos.

Postar um comentário

0 Comentários