Ads

Sindicato convoca assembleia geral para discutir futuro da greve no Metrô do Recife

Comissão de Assuntos Sociais do Senado avalia situação do transporte e destaca necessidade de conter sucateamento


Metrô do Recife
Foto: Portal da Copa/ME


O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) anunciou a convocação de uma assembleia geral para a próxima sexta-feira (25), visando discutir os desdobramentos da greve, que alcançou o 21º dia. O encontro está marcado para as 18h na Estação Central do Recife, conhecida pela categoria como "Praça da Greve", no bairro de São José.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, e diretores do sindicato estarão em Brasília para se reunir com a ministra de Gestão, Esther Dweck, a fim de debater o acordo coletivo de trabalho 2023/2025 da categoria. Enquanto isso, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal conduziu uma vistoria no Metrô do Recife, liderada pelo senador Humberto Costa, que descreveu a situação do transporte como "estarrecedora". O foco principal agora é deter o processo de sucateamento.

O sistema metroviário da capital pernambucana foi recentemente incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recebendo um aporte de R$ 4 milhões do Governo Federal para um estudo de requalificação. No entanto, a data de conclusão desse estudo ainda é incerta.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comunicou que está interagindo com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para atender às reivindicações dos metroviários quanto a reajustes salariais e piso, após uma audiência pré-processual mediada pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT).

Postar um comentário

0 Comentários