Ads

Metrô do Recife volta a operar com 100% da frota após 25 dias de greve

Após período de restrições e relatos de superlotação, o Metrô do Recife retoma operações normais após acordo sindical

Metro do Recife
Foto:AnnaClarice Almeida/DP


Após um período de 25 dias de greve que causou impactos na rotina dos usuários, o Metrô do Recife retoma suas operações com a circulação de 100% da frota a partir desta segunda-feira (28). Desde o dia 18 deste mês, o metrô funcionava em horários limitados, nos chamados "horários de pico", gerando relatos de superlotação durante os períodos de funcionamento.

O retorno à operação normal foi anunciado por membros do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) na sexta-feira (25), durante uma assembleia realizada em frente à Estação Central, no Recife. A votação resultou no fim da greve da categoria, estabelecendo a retomada das atividades a partir da meia-noite de segunda-feira.

Com o término da greve, a categoria entra em um "estado de greve" e agendará uma nova assembleia para o dia 5, visando continuar as negociações por melhores condições de trabalho junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Durante o período de paralisação, alguns acordos já foram estabelecidos entre a classe e a empresa. Dentre eles, destacam-se o reajuste salarial de 3,45% (inicialmente pleiteado a 7%), a manutenção dos empregos em casos de privatização, a preservação do Dia do Ferroviário e a redução das horas de trabalho para pais de filhos com deficiência, sem afetar o salário.

Postar um comentário

0 Comentários