Ads

Fiocruz-PE realiza debate sobre envelhecimento trans para discutir desafios da comunidade LGBTQIA+

Seminário vai ser aberto ao público abordará questões como solidão e dignidade de pessoas transgênero e travestis idosas


Fiocruz
Foto: Miguel Sotomayor/ Getty Images 


A Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz-PE) vai promover um debate público nesta quinta-feira (17), às 9h, sobre o envelhecimento da população transgênero. O evento também vai explorar temas como abandono, solidão, sexualidade e dignidade, com foco especial nas vivências de pessoas transsexuais e travestis na terceira idade.

Intitulado "O Envelhecimento de Pessoas Trans", o seminário é baseado na pesquisa "Travesti também envelhece", desenvolvida pela ONG Gestos, e será apresentado pela antropóloga Jô Menezes, coautora do estudo.

O debate surge em um contexto em que a parcela da população brasileira com 60 anos ou mais passou de 11,3% em 2012 para 14,7% em 2021, conforme o Censo 2022. O desafio de garantir direitos à pessoa idosa é notório, sendo ainda mais complexo para grupos como a comunidade LGBTQIA+, que enfrenta dificuldades adicionais, inclusive na esfera da saúde.

Aberto para participação de interessados, o seminário vai ter transmissão via YouTube e é uma iniciativa do Núcleo de Documentação e Informação em Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDI). Originalmente o evento estava marcado junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+, mas precisou ser adiado devido às chuvas em Recife.

Postar um comentário

0 Comentários