Ads

OMS Rastreia Variante EG.5 do Coronavírus em EUA e Reino Unido

Diretor-geral da organização alerta para possível surgimento de variante mais perigosa e emite recomendações permanentes para o combate à COVID-19.

Tedros Adhanom Ghebreyesus
Foto: Fabrice Conffrini/Pool via Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira (9) que está monitorando ativamente diversas variantes do coronavírus, incluindo a EG.5, que tem se espalhado nos Estados Unidos e no Reino Unido. O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a preocupação com a possibilidade de surgir uma variante mais perigosa, capaz de desencadear um aumento repentino de casos e mortes.

Tedros Adhanom Ghebreyesus frisou a importância de se manter a vigilância constante diante das mutações do vírus. Em suas palavras: "Permanece o risco de surgir uma variante mais perigosa que pode causar aumento repentino de casos e mortes". A OMS está divulgando um relatório de avaliação de risco detalhado sobre esse tema, fornecendo informações valiosas para a comunidade internacional no combate à pandemia.

Além disso, a OMS emitiu um conjunto de recomendações permanentes para o enfrentamento contínuo da COVID-19. Entre as medidas recomendadas, os países são instados a continuar relatando dados precisos sobre a doença, em especial os índices de mortalidade e morbidade. A agência também enfatizou a importância da manutenção dos esforços de vacinação em larga escala, a fim de controlar a propagação do vírus e proteger a saúde pública global.

A OMS reafirma o compromisso em liderar os esforços globais de combate à pandemia e fornecer diretrizes fundamentadas nas mais recentes informações científicas. Com o contínuo monitoramento das variantes do coronavírus e a implementação das recomendações, espera-se conter os impactos da COVID-19 e promover a segurança da população mundial.

Postar um comentário

0 Comentários