Cerca de 1 milhão de pessoas sofrem acidentes com queimaduras no Brasil, tornando-se a quarta causa mundial de deficiências

Foto: Reprodução 

Um grupo de vítimas de queimaduras com sequelas médias e graves uniu-se para pressionar pela votação do projeto de lei (PL) 4558/2019. 

Na terça-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou o PL após requerimento de urgência. Esse projeto assegura assistência integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de queimaduras com sequelas. 

Mais de 36 mil pessoas assinaram uma petição na plataforma Change.org, pedindo a inclusão das vítimas de queimaduras no Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

O PL aprovado estabelece avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar para determinar a gravidade das sequelas e classificar seu grau, permitindo que as vítimas tenham direitos legais semelhantes aos das pessoas com deficiência. 

A Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimadura (Anaviq) lançou a campanha e enviou o abaixo-assinado ao Congresso Nacional. Anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem acidentes com queimaduras no Brasil, tornando-se a quarta causa mundial de deficiências.