Ads

Empresa dona da Casas Bahia e do Ponto planeja fechamento de quase 100 lojas e demissões

Novo plano de negócios busca reduzir estoques, otimizar lucros e reestruturar operações


Foto: Reprodução


A Via, empresa que controla marcas conhecidas como Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), anunciou na quinta-feira (10) um novo plano de negócios. As medidas incluem o fechamento de até 100 lojas até o final de 2023 e a demissão de cerca de 6 mil funcionários.

O objetivo central desse plano é uma redução significativa, de até R$ 1 bilhão, nos estoques ainda este ano. A empresa pretende adotar mudanças na forma como capta recursos para financiar o crediário, uma opção de pagamento oferecida aos clientes.

Para a redução bilionária nos estoques, a estratégia é direcionar produtos com menor margem de lucro, principalmente itens de menor preço, para o seu marketplace, enquanto mantém nas lojas físicas apenas o que gera maior lucratividade.

"A redução das 100 lojas proporcionará uma liberação de estoques de R$ 200 milhões", afirmou Renato Horta Franklin, presidente da Via, alegando que essa medida vai otimização financeira da empresa.

Essas mudanças ocorrem após uma reestruturação na alta gestão da companhia no segundo trimestre deste ano, com a chegada de novos líderes. A transformação de modelo de negócios reflete a estratégia de focar na rentabilidade, aproveitando a robusta plataforma de vendas digitais já estabelecida pela Via.

"Construímos uma super plataforma, e ela já é grande. Entre investir para crescer mais essa plataforma ou rentabilizar o que temos aqui, preferimos ganhar dinheiro com o que já possuímos", explicou Franklin, enfatizando a busca por resultados mais eficientes e lucrativos. A empresa se prepara para um cenário de negócios ainda mais dinâmico no mercado varejista.


Postar um comentário

0 Comentários