Ads

Ibovespa registra 12ª queda consecutiva em recorde histórico

Investidores monitoram indicadores econômicos em meio a tendência de queda


Ibovespa
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli


O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou a sessão desta quarta-feira (16) em declínio de 0,50%, atingindo a marca de 115.591,52 pontos. Esta é a 12ª queda consecutiva, superando o recorde histórico de fevereiro de 1984, quando ocorreu uma sequência de desvalorizações por 11 dias seguidos. 

No acumulado do mês, a queda é de 5,21%. No entanto, o desempenho anual da Bolsa ainda registra alta de 5,34%. O dólar comercial, por sua vez, permaneceu estável, com uma variação mínima de 0,008%, encerrando o dia cotado a R$ 4,986. 

Essa sequência de 12 quedas consecutivas do Ibovespa não tinha sido registrada desde 1980, de acordo com Einar Rivero, da plataforma Trademap. Embora o Ibovespa tenha sido criado em 1968, não existem registros anteriores a 1980.

A expectativa do mercado era de uma sequência de quedas, conforme alertaram os analistas da BB Investimentos em carta aos clientes na segunda-feira (14). Investidores aproveitaram recentemente para embolsar lucros, enquanto desde o final de março começaram a adquirir ações que poderiam se beneficiar de uma eventual redução nas taxas de juros - o que se concretizou agora em agosto. 

A saída de capital estrangeiro da Bolsa também contribuiu para o cenário, com a desaceleração da economia chinesa e o rebaixamento dos Estados Unidos afastando investidores dos mercados de ações em todo o mundo.


Postar um comentário

0 Comentários