Ads

Lula fala que novo PGR será o melhor ‘para interesse do Brasil’ e não ‘amigo’ do presidente

O presidente ainda comentou sobre assumir uma postura mais cuidadosa na escolha


Lula
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles



Nesta terça-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante a transmissão semanal do “Conversa com o Presidente”, que o novo procurador-geral da República vai ser alguém que tenha como principal interesse o Brasil.

“Não quero escolher alguém que seja amigo do Lula. Eu quero escolher alguém que seja amigo desse país, alguém que goste do Brasil, alguém que não faça denuncia falsa”, afirmou. Lula ainda disse que a escolha do próximo procurador é “problema dele”.

A última parte da fala do presidente foi tida como uma crítica ao atual procurador Augusto Aras. O PGR esteve envolvido na operação Lava Jato, junto com o Ministério Público Federal (MPF), no qual Lula afirma ter perdido a confiança, e o Judiciário, que levou a prisão de Lula em 2018.

“Depois com essa quadrilha que esse [Deltan] Dallagnol montou, eu perdi muita confiança [no MP]. É um bando aloprados que achavam que podiam tomar o poder. Estavam atacando todo mundo ao mesmo tempo. Eles fizeram a sociedade refém durante muito tempo”, criticou o presidente.

O petista também comentou sobre os critérios de escolha que serão diferentes do tradicional, pois não vai seguir a lista tríplice realizada, normalmente, pelo MPF e enviada ao Planalto. "Vou escolher com mais critério, com mais pente fino para não cometer um erro”, informou o presidente.

Antes de definir o (a) sucessor (a) do cargo, Lula vai pensar esse tema com calma e consultar várias pessoas. “Vou discutir se é homem, se é mulher, se é preto, se é branco, tudo isso é um problema meu, que tá dentro da minha cabeça. E quando eu tiver um nome, eu indico, simples assim”.

Postar um comentário

0 Comentários