Ads

Cobertura da vacina bivalente está abaixo da meta em Pernambuco

Baixa adesão a dose de reforço da Covid-19 preocupa autoridades de saúde


Vacina bivalente
Foto: Gilson Abreu/AEN


A dose da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para oito milhões de pernambucanos, porém apenas 11,8% deles estão com o calendário vacinal em dia. Já na capital do Estado, só 10% do público-alvo foi imunizada com a bivalente.

Os números, revelados pelo Ministério da Saúde, preocupam as autoridades. A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lembrou que maiores de 18 anos foram liberados para a dose de reforço em abril deste ano, crianças a partir dos 12 anos que fazem parte de algum grupo de risco também estão autorizadas.

A SES-PE lançou uma campanha de conscientização no primeiro semestre de 2023, para tentar aumentar o número de pernambucanos com a carteira de vacinação em dia.

"As baixas coberturas vacinais sempre serão preocupantes, pois possibilitam a criação de bolsões de populações desprotegidas contra as doenças, que propiciam a manutenção da circulação dos vírus no território", informou o órgão.

Mesmo com a intensificação da campanha, apenas o município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, foi capaz de vacinar 50% da população que faz parte do grupo permitido. A situação é parecida em outros estados, no Nordeste, por causa da baixa adesão, Pernambuco ocupa o terceiro lugar entre os estados que menos aplicaram o imunizante bivalente.

Postar um comentário

0 Comentários