Os novos dispositivos vão ajudar na ação do Centro de Operações do Recife (COP)


Prefeitura do Recife
Foto: HÉLIA SCHEPPA/PCR


A Prefeitura de Recife fez a instalação dos primeiros cinco sensores de alagamento e cinco pluviômetros. Ao todo, serão implementados 50 dispositivos em todo o município.

A medida visa auxiliar Centro de Operações do Recife (COP) na prevenção de danos causados pelas chuvas e otimização das ocorrências. O centro é formado por 13 secretarias e órgãos municipais que agem na Ação Inverno.

Agora, será possível ao COP tomar decisões sobre como agir em casos de alagamento, baseando-se nas informações dos sensores. A Prefeitura ainda explicou que a nova tecnologia vai deixar o município dependente de outras instituições de monitoramento.

“Nas chuvas do dia sete de julho, por exemplo, todos os pluviômetros que pertencem ao Cemaden, centro de monitoramento que a Apac também utiliza, estavam fora do ar. Agora teremos autonomia no nosso trabalho, mesmo que haja um problema nacional no funcionamento desses aparelhos", disse o chefe do COP e secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos.

Os locais onde os dispositivos foram instalados são: Avenida José Rufino (próximo ao Colégio Visão); Praça da Chesf, na avenida Abdias de Carvalho; Avenida Mascarenhas de Morais, em frente à Universo; Avenida Recife, na entrada do Ibura; e Avenida Dois Rios.

O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que “poderemos ter as informações do rio para calibrar e validar o modelo hidrológico que projetamos e que nos dará a base para fazermos o projeto executivo de macrodrenagem do Rio Tejipió. A bacia do Rio Tejipió vai receber a instalação de oito sensores, nos próximos 30 dias. O rio tem um histórico de alagamento constante em várias partes da cidade.