Ads

Danilo Cabral é empossado como Superintendente da Sudene, nesta segunda-feira (10)



 

A solenidade contou com a participação de autoridades do nordeste 

Foto: Arthur Mota

O ex-deputado federal e candidato a governador nas últimas eleições, Danilo Cabral, tomou posse como Superintendente da Sudene, na manhã dessa segunda-feira (10). O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no bairro de Joana Bezerra.

Estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Priscila Krause (Cidadania); presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); a Ministra de Ciências e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); Senador Humberto Costa (PT); a Senadora Tereza Leitão (PT); o ex-governador de Pernambuco e presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, entre governadores do nordeste, deputados federais e sociedade civil.

O Governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevedo (PSB), comentou sobre a importância desse momento de reconstrução. "Precisamos criar laços mais fortes e que os governadores tenham participações mais efetivas. Essa é uma relação institucional muito necessária e creditamos que, com Danilo, isso será possível", finalizou.

"Conheço a capacidade de Danilo como gestor. Somam-se as experiências com a sensibilidade social e uma visão ajustada do Brasil, que entende que o desenvolvimento precisa ser para todos", destacou a Ministra de Ciências e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB). Ela ainda frisou sobre os avanços econômicos no Brasil. "Estamos retomando o crescimento, em queda na inflação e apresentando um superávit na balança comercial, recorde em produção de grãos. Quando se tem essa vontade e disposição, é possível elevar os patamares do povo brasileiro", avaliou.

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste, falou sobre a importância da Sudene para o Nordeste. "Ela é um instituição para o planejamento, para pensar o Nordeste nas próximas décadas. E isso requer uma gestão entrosada. Essa unidade, agora, se fortalece com a chegada de Danilo e vai avançar muito mais".

"A indicação de Danilo Cabral para a Superintendência, representa a junção de esforços para a reconstrução de Pernambuco e do Nordeste. Foram quatro anos de um governo que atacava nossa região e virou às costas para o povo nordestino. Agora, com Danilo, a Sudene terá um papel fundamental para o desenvolvimento do nordeste e diminuir as desigualdades", enfatizou o Senador de Pernambuco, Humberto Costa (PT), que indicou Danilo para o cargo, juntamente com a Senadora Tereza Leitão (PT) e pelo deputado federal, Carlos Veras (PT).

Danilo falou sobre os novos desafios à frente da pasta. "Precisamos agora, dar um passo adiante, reconectar o consórcio dos governadores do Nordeste, com o conceito da Sudene, para que possamos ter mais efetividade. Queremos abrir as portas para que a Sudene seja utilizada pelos nordestinos, capixabas e mineiros. Vamos radicalizar no diálogo. Vamos democratizar o acesso ao fundos regionais para que micro e pequeno empreendedores tenham oportunidade. Como diz o presidente Lula: vamos colocar o pobre novamente no orçamento brasileiro".

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), parabenizou Danilo Cabral. "Nosso mandato está à disposição do Governo Federal e da Sudene para encontrar as melhores soluções para impulsionar o bem-estar social e o dinamismo econômico da região", evidenciou.

Pernambucano, nascido em Surubim, o novo gestor máximo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo na mesma instituição e em Administração Pública na Universidade de Pernambuco (UPE). Danilo Cabral é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE). Foi vereador do Recife e cumpriu três mandatos de deputado federal, eleito pela primeira vez em 2010.

SUDENE - A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar n.º 125, de 3 de janeiro de 2007, com sede e foro na cidade do Recife, estado de Pernambuco, e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A missão institucional da Sudene é de "promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional".

Estão sob jurisdição da Sudene os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e, parcialmente, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Postar um comentário

0 Comentários