Ads

Ministério da Gestão e da Inovação autoriza concursos para 100 vagas no MPO e 50 na Anatel

Processos seletivos visam preencher cargos de nível superior em órgãos estratégicos do serviço público.

Palácio do Planalto
Foto: António Cruz/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou portarias autorizando a realização de concursos públicos para preencher vagas em órgãos fundamentais do serviço público. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para o cargo de analista de planejamento e orçamento no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), além de 50 vagas para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As 100 vagas para o MPO são de nível superior e destinam-se ao cargo de analista de planejamento e orçamento, mas as áreas de atuação não foram especificadas no edital. O último concurso público realizado para esse cargo ocorreu em 2015. Vale ressaltar que o ministério havia sido extinto anteriormente e foi reinstaurado em janeiro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A principal responsabilidade do órgão é o planejamento e a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do país, além do acompanhamento do plano plurianual de investimentos, dos orçamentos anuais e da avaliação dos financiamentos externos. O edital com todas as informações sobre o processo seletivo deve ser publicado em até seis meses, conforme estabelecido pela portaria.

A remuneração inicial para o cargo de analista de planejamento e orçamento é de R$ 20.924,80.

Já na Anatel, serão disponibilizadas 50 vagas para especialistas em regulação de serviços públicos de telecomunicações, também de nível superior. O prazo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova será de, no mínimo, dois meses, conforme determinado pela portaria. Essa agência é responsável pela regulação do setor de telecomunicações e desempenha um papel estratégico na garantia da qualidade e do acesso aos serviços de comunicação em todo o país.

Ambos os concursos fazem parte do total de 3.026 vagas autorizadas pelo governo federal, conforme anunciado anteriormente pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Além disso, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também foi autorizado a iniciar o processo de seleção para preenchimento de 80 vagas. O concurso público será para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa, de nível médio.

Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer e reforçar o quadro de servidores públicos em órgãos essenciais para o desenvolvimento e regulação do país, garantindo a eficiência e qualidade dos serviços prestados à população. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e editais a serem divulgados pelas respectivas instituições para participar dos concursos.

Postar um comentário

0 Comentários