Ads

Morre aos 96 anos a Rainha Elisabeth II após 70 anos de reinado

Morte da Monarca pegou o mundo de surpresa nesta quinta-feira (08/09)

Rainha Elisabeth II - Foto: JANE BARLOW /AFP

Na manhã desta quinta-feira (08/09), o mundo foi surpreendido com a notícia de que a Rainha Elisabeth II estaria com problemas de saúde agravados. Os olhos da mídia mundial e da política se voltaram imediatamente para a Escócia onde a monarca se encontrava.

Membros da família real viajaram depois que médicos disseram que estavam preocupados com a saúde da monarca britânica de 96 anos nesta quinta-feira, afirmando que ela deveria permanecer sob supervisão médica.

Seu filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles, e sua esposa Camilla já chegaram ao Castelo de Balmoral, onde a rainha estava hospedada, segundo informações da Clarence House.

A morte da monarca foi confirmada pela Primeira Ministra Liz Truss, que assumiu recentemente o governo do Reino Unido.

Chales que é o filho mais velho da Rainha, assume o posto de Rei com a confirmação do óbito da sua mãe que reinou pouco mais de 70 anos, desde 1952, quando foi informada da morte de seu Pai Rei Jorge VI.

Os detalhes sobre o funeral da monarca, e as homenagens oficiais, ainda deverão ser informados pelo Palácio Real.


Estado de saúde

A rainha, a soberana com o reinado mais longo da Grã-Bretanha e a monarca mais velha do mundo, sofre do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final do ano passado.

“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, disse o palácio em comunicado. “A rainha continua confortável e em Balmoral”, completa.

Em outubro passado, Elizabeth passou uma noite no hospital e foi forçada a reduzir seus compromissos públicos desde então. Na quarta-feira, ela cancelou uma reunião virtual com ministros seniores depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos.

No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em Balmoral, a 15ª premiê de seu reinado recorde. Uma fonte do palácio disse que familiares imediatos foram informados e minimizou as especulações de que a monarca sofreu uma queda.

Elizabeth é rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.

Sanchilis Oliveira com informações da CNN.

Postar um comentário

0 Comentários