Ads

Saiba mais sobre a grande rainha da ciranda a lia de itamaracá

Dona de 4 álbuns, A Rainha Da Ciranda de 1977, Eu Sou Lia de 200, Ciranda De Ritmos de 2008 e o mais recente Ciranda Sem Fim de 2019. Ela também é dona de 3 biografias e é Doutora Henoris Causa UFPE, e como já diz o seu primeiro álbum ela é de fato a grande rainha do ritmo chamado ciranda.


Maria Madalena Correia Do Nascimento, mais conhecida como Lia De Itamaracá, nasceu na Ilha de Itamaracá, no dia 12 de janeiro de 1944 (78 anos) A artista Lia sempre morou na Ilha e ainda criança começou a participar de rodas de ciranda ela já trabalhou como merendeira em uma escola pública da ilha e ficou conhecida por Lia nos anos 1960.

Foto: Rprodução
Foto: Rprodução

Participou do curta-metragem Recife Frio do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. No filme Lia aparece cantando sua famosa ciranda "Eu Sou Lia, Minha Ciranda e Preta Cira" vestida com roupas de frio na praia de Itamaracá.

Em 2013, participou como personagem principal do curta-metragem documental Formiga Come do Que Carrega, do diretor Tide Gugliano. Em 2019, participou do filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Seu álbum Ciranda Sem Fim foi eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Lia de Itamaracá é Patrimônio Vivo de Pernambuco. A titulação é conferida pelo Governo de Pernambuco o objetivo de estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras de notório saber e grupos culturais, tradicionais e populares do Estado de Pernambuco, almejando a transmissão de seus conhecimentos e de suas técnicas. Nos últimos anos, Lia tem participado de festivais e eventos que tratam do repasse de sua sabedoria às novas gerações.

Atualmente Lia, segue fazendo shows por todo o Brasil, tem mais de 100 mil seguidores no instagram e tem mais de 67 mil ouvintes mensais no Sptify. Viva a ciranda, Via Lia, Via a cultura pernambucana.

Postar um comentário

0 Comentários