Ads

Quase 500 celulares roubados ou furtados são devolvidos aos donos em mutirão da polícia

Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

As polícias Civil e Militar de Pernambuco realizaram, nesta quarta-feira (1º), um mutirão para devolução de 489 telefones celulares recuperados de furtos e roubos na Região Metropolitana do Recife.

A ação fez parte do quarto mutirão do Programa Alerta Celular. Criada em 2017, a iniciativa recuperou mais de 37 mil aparelhos no estado.

O Alerta Celular permite que a pessoa cadastre o número de identificação do aparelho e facilite a ação da polícia em caso de roubo e furto.

Com o programa, informou a Polícia Civil, vem sendo possível coibir os crimes envolvendo os celulares. A redução da criminalidade envolvendo telefones móveis chegou a 46%, segundo a corporação.

O programa também facilita o trabalho das equipes para localizar compradores de aparelhos de origem ilícita.

O dono do celular que for assaltado ou furtado deve fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia ou pela internet.


COMO CADASTRAR O SEU APARELHO

Ao acessar o site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br), o cidadão precisa clicar no banner da ferramenta Alerta Celular.

No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Postar um comentário

0 Comentários