Ads

Olinda recebe o Empreenda Pernambuco, consolidando o Estado na rota do Movimento das Empresas Juniores

Foto: Divulgação

Promover o desenvolvimento econômico e social em Pernambuco é uma das bandeiras da atual gestão da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco, que, em parceria com os poderes públicos e empresas privadas, busca somar na redução de desigualdades a partir de desenvolvimento social e econômico, inserindo o Movimento Empresa Junior nas políticas públicas, além de fomentar o empreendedorismo jovem e social. Este conjunto de atividades faz parte das diversas possibilidades de atuação que serão desenvolvidas o Empreenda Pernambuco, nos dias 26 e 27 deste mês de agosto, fornecendo consultorias gratuitas para micro e pequenos empreendedores de todo o Estado, como importante contribuição e uma preparação para Encontro Nacional de Empresas Juniores, no mês de setembro próximo, com mais de cinco mil estudantes de todo o Brasil já inscritos.

Aproximadamente R$50mil em investimentos nas empresas juniores já estão garantidos para a prestação das consultorias de forma gratuita para os empreendedores participantes do evento, que já têm confirmadas as presenças de representantes de diversas cidades de todas as regiões do Estado, como Recife, Olinda, Timbaúba, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Salgueiro. Mais de 100empreendimentos registrados com CNPJ serão beneficiados diretamente pelo Empreenda,comcerca de 50 Empresas Juniores e 23 estados diferentes participandoencontro. A abertura acontecerá nesta quinta-feira(26), às 09h00 horas da manha,com atividades até as 17h00,de maneira presencial, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Olinda, situada na Avenida Liberdade, 68, Praça do Carmo, nesta Cidade.Já confirmaram presença no encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Izabel Urquiza; o gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD-Diper, Álvaro França; o gerente do Sebrae em Pernambuco, Leonardo Carolino, além de outras autoridades municipais e estaduais, comprometidas em impulsionar o empreendedorismo.

Vivemos um tempo em que é cada vez mais difícil o jovem ingressar no mercado de trabalho, seja por falta de qualificação ou, ainda, por não possuir experiência, como exige grande parte das empresas. A alternativa para vencer esses desafiospode ser a criação de uma Empresa Júnior para abrir uma janela de oportunidades para um início seguro na vida profissional. Mas é bom esclarecer o que é e como funcionam essas empresas.Vamos lá, empresa junior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, que tem como principais objetivos incentivar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximá-lo do mercado de trabalho eelaborar projetos de consultoria na área de formação desses alunos.

ENEJ’21 no Recife

Anualmente, desde o ano de 1993, é realizado o Encontro Nacional de Empresas Juniores, evento que acontece de maneira ininterrupta, passando por diversas cidades brasileiras e chegando ao status de ter reunir mais de 70 mil jovens ao longo de duas décadas, consolidando-se como o maior ponto de encontro entre o empreendedorismo e a educação superior no Brasil. Em 2021, ano de mais intensidade, com maiores responsabilidades e desafios, por estarmos todos vivendo uma pandemia, além de exigir uma maior necessidade de ação, o ENEJ21 terá como sede a Cidade do Recife, que possui vínculo histórico com diversos movimentos que promovem mudanças sociais, econômicas e políticas, o que não foi diferente com o Movimento Empresas Juniores, uma vez que a Capital Pernambucana foi a segunda do País a criar uma Empresa Junior, a FCAP JR. Consultoria, gerando a partir daí a Federação Pernambucana, a Fejepe. Além disso, Pernambuco possui o maior faturamento por empresário júnior do Brasil e três dessas empresas, FCAP JR., CITi e A.C.E, entre as doze maiores do País, no ano de 2020, sendo que duas ocupam os segundo e quinto lugares, respectivamente. 

O ENEJ deste ano será realizado nos dias 17,18 e 19 de setembro, totalmente de maneira virtual e, mesmo remoto, com grande mobilização, principalmente, em infraestrutura, de modo a motivar os mais de 7.000 congressistas que estarão acompanhando de suas casas. De acordo com Daniel Urzquiza, coordenador de relacionamento do ENEJ2021, “a expectativa é de garantir a pluralidade como norte do evento, pragmatizando, assim, o tema Cores de um novo Brasil”. Ele detalha ainda o objetivo do encontro deste ano, acrescentando que “passarmos um grande sentimento de propósito e união dentro do Movimento Empresa Júnior, garantindo uma experiência que expanda os limites daquilo que entendemos como referência de eventos virtuais”.

Postar um comentário

0 Comentários