Ads

“Salve Um Negócio”: Ajude um Pequeno Empreendedor a viabilizar a sua empresa

Foto: Divulgação

Empresa junior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e dos próprios acadêmicos; gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Baseado nestas diretrizes e na busca de um país cada vez mais empreendedor e, consequentemente, vivenciando a melhor maneira de contribuir para a sociedade como um todo, o Movimento das Empresas Juniores tem se tornado o elo de conexão e integração entre os atores do empreendedorismo nacional, tendo criado no ano de 2020, o Projeto “Salve Um Negócio”.

Essa iniciativa nasceu pela necessidade de colocar a serviço de um grupo tão afetado pelas consequências da pandemia, o conhecimento adquirido e somado pelos empresários juniores de todo o País, auxiliando diretamente nas necessidades dos pequenos empreendedores com o desenho de um modelo de doações para que as empresas juniores realizem consultorias para sanar essas demandas e oferecer uma solução diferenciada, tendo sempre a mentoria de especialistas de mercado e da Brasil Júnior(Confederação Nacional das Empresas Juniores), em um contexto econômico no qual o pequeno negócio precisa ser fortalecido, com o foco dessa inciativa direcionado para orientar os empreendedores. E num modelo "fast consulting", às empresas juniores irão facilitar metodologias de forma on-line, podendo o pequeno empreendedor receber orientações por meio de uma metodologia já testada e validada em 2020. Além disso, algumas outras opções de consultoria também poderão ser aplicadas, porém, prezando pela qualidade do projeto. O“Salve Um Negócio” tem conectado às ejs a pequenos empreendedores para prestação de consultorias gratuitas, sendo que as essas são remuneradas através de um programa de doações, garantindo o investimento em educação empreendedora. Em 2020, quando o Projeto ainda se chamava “Unidos pelo Brasil”, foram captados mais de R$100 mil, em doações, permitindo a prestação de consultorias a mais de 500 micro e pequenas empresas através das mais de 100 empresas juniores.

Realidade Em Pernambuco

Com o desemprego em Pernambuco crescendo em 15,8%, em 2021, assim como, no mesmo ano, sendo registrada queda de 7,7% no volume de vendas do comércio e, ainda, com 7 em cada 10 empreendedores precisando se adaptarem ao estilo de vendas on-line, para continuarem a atender às demandas e a sobreviverem durante a pandemia, a Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe) promoveu o “Desafio Olinda de Inovação Aberta, com o objetivo de auxiliar e orientar os microempreendedores da Cidade, envolvendo cerca de 12 empresas juniores do Estado. Com isso, Pernambuco busca soluções para que empreendedores afetados pela pandemia consigam se adaptar ao novo cenário mundial e alavancarem seus negócios. A Fejepe segue, portanto, defendendo e capacitando os pequenos empreendedores para se conectarem com a juventude e com todos aqueles que entendem a necessidade de girar a economia, apoiando a principal base de empregos do País, para que todos colaborem para tornarem essa conexão possível.


Encontro Nacional de Empresas Juniores Recife 2021 tem grandes números

Anualmente, desde o ano de 1993, é realizado o Encontro Nacional de Empresas Juniores, evento que acontece de maneira ininterrupta, passando por diversas cidades brasileiras e chegando ao status de ter impactado mais de 70 mil jovens ao longo de mais de duas décadas, consolidando-se como o maior ponto de encontro entre o empreendedorismo e a educação superior no Brasil. Em 2021, ano de mais intensidade, com maiores responsabilidades e desafios, até mesmo pelo recrudescimento da pandemia do novo corona vírus, com uma maior necessidade de ação, o ENEJ terá como sede a Cidade do Recife, que possui vínculo histórico com diversos movimentos que promovem mudanças sociais, econômicas e políticas, e que não foi diferente com o movimento de Empresas Juniores, uma vez que foi a segunda do País a criar uma Empresa Junior, a FCAP JR. Consultoria, gerando a partir daí, a Federação Pernambucana. Além disso, Pernambuco possui o maior faturamento por empresário júnior do Brasil e três dessas empresas, FCAP JR., CITi e A.C.E, entre as doze maiores do País, no ano de 2020, sendo que duas delas ocupam os segundo e quinto lugares, respectivamente.

O ENEJ deste ano será realizado nos dias 17,18 e 19 de setembro, totalmente de maneira virtual e, mesmo remoto, com grande mobilização, principalmente, em infraestrutura, de modo a motivar os mais de 7.000 congressistas que estarão acompanhando o grande encontro universitário de suas casas. De acordo com Daniel Urquiza, coordenador de Relacionamento do ENEJ2021, “a expectativa é de garantir a pluralidade como norte do evento, pragmatizando, assim, o tema Cores de um novo Brasil”. Ele detalha ainda o objetivo do encontro deste ano, acrescentando que é “passarmos um grande sentimento de propósito e união dentro do Movimento Empresa Júnior, garantindo uma experiência que expanda os limites daquilo que entendemos como referência de eventos virtuais”. Já estão confirmados congressistas de 24 estados, e, ainda o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER
.

Serviço:

Federação De Empresas Juniores Do Estado De Pernambuco - FEJEPE

Facebook.com/FEJEPE - Email: presidencia@fejepe.org.br

Instagram: @mjepernambucano

Presidente Executivo Fejepe - Cícero Damasceno – 87.9.9811.4145

Postar um comentário

0 Comentários