direito de imagem autorizada. |
Você conhece a psicanálise? Já escutou falar nesse termo? Sabe quem é conhecido como o pai dela? Tem algum noção sobre essa técnica terapêutica? Leia esse post até o final para entender um pouco as origens psicanalíticas!
A psicanálise é um método terapêutico criado pelo ilustre médico neurologista Sigmund Freud, austríaco que viveu de 1856 até 1939. Ao longo de mais de 100 anos, teve colaboração de outros autores como: Anna Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, Jacques Lacan, entre muitos outros. Tornou-se uma grande base teórica para as formas atuais que temos hoje. Freud usava métodos não ortodoxos em casos de estudos de neurose, psicose, de histerias, conteúdos inconscientes das palavras, interpretação dos sonhos, ações imaginárias da pessoa, baseando-se em associações livres. A associação livre foi fundamental para sua prática e essencial para a psicologia e outras ciências.
A imagem da pessoa no divã dialogando com o analista ajuda a explicar como funciona uma terapia psicanalítica, também conhecida como *Setting analítico . Tudo está pautado na relação de confiança entre o analista e cliente(paciente), sendo o diálogo o principal instrumento de trabalho também conhecido como *Rapport.
A abordagem criada por Freud usa o princípio da associação livre. A ideia é orientar a pessoa a conversar sobre vários temas com o analista, sem nenhum filtro, o dito e o não dito. Seus medos, angústias, fantasias lembranças de sonhos são ouvidos, todas as experiências vividas também são discutidas ao longo da análise. Depois de escutar, o analista conserva atitudes empáticas de neutralidade, criando um espaço seguro junto do analisado, nesse processo o analisando acessa pensamentos que normalmente não conseguiria no consciente.
Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos.
Porque devo procurar um psicanalista?
• Dificuldades no ambiente de trabalho ou familiar
• Problema em expressar suas emoções
• Sentimento frequente de ressentimento ou mágoa
• Preocupações obsessivas ou compulsivas
• Medos injustificados
• Culpa e autopunições
O tratamento psicanalítico não é exclusivamente uma ferramenta para tratar alguns transtornos, é também uma maneira de acessar o inconsciente, identificando a origem, modificando, entendendo e ressignificando o comportamento, consequentemente se conhecendo melhor, descobrindo novas perspectivas de aliviar o sofrimento psíquico, aliviando e aprendendo a lidar com seus mecanismo e relações interpessoais. Isso porque a psicanálise ajuda o sujeito a se autoanalisar e a buscar saídas . BUSQUE AJUDA!
Ainda tem dúvidas sobre psicanálise? Deixe sua pergunta.
*Rapport= significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta".
*Setting analítico= processo analítico com os dois integrantes: analista e paciente. A sensibilidade do analista é fundamental, e isso tem que levar em consideração tanto as características do paciente quanto as do analista.
Até a próxima.
Precisa de ajuda? Entre em contato.
Ana Gonçalo.
Contatos para consultas: (81) 993570145
Instagram: psicanalista_anafreud
0 Comentários