Ads

AFETADOS PELO AFETO.

direito de imagem autorizado.

 

Quando falamos a palavra “afeto”, logo vem a ideia do conceito estabelecido pela sociedade. Nesse post usarei essa nomenclatura que servirá tanto para emoção como para sentimento. O sentimento de carinho que se tem por alguém ou alguma coisa, um vínculo estabelecido ou até mesmo a afeição por uma amizade. Não que seja errado. Mas nem todo afeto é positivo, ele tem o lado sombrio. Analisemos o que os conceitos psicanalíticos falam sobre isto. Para a teoria analítica é aquele estado emocional que se inclui com o desenvolver-se da pulsão, o afeto é uma energia.

Afetos correspondem a aprendizados primários, cujas revelações finais são percebidas como sentimentos. Não se pode pensar em afeto inconsciente isso é a emoção. Emoção é uma reação involuntária, instintiva. Os afetos são sentidos no consciente, embora não possamos determinar a origem do afeto ao sentir suas manifestações, logo, ele pode ser positivo ou negativo.

É o afeto que nos transporta ao passado e lembranças, sejam elas boas ou não, sejam de alegria ou de angústia. Um bom exemplo para ajudar sua compreensão seria... para algumas pessoas o cheiro de um determinado perfume lembra a pessoa amada, e esse mesmo cheiro pode trazer a memória um ente falecido. Temos o mesmo cheiro com afetos opostos. Ódio também é um afeto, com tanta frequência quanto amor, e é formado a partir de experimentos negativos. E nomeado por meio de emoções associadas à raiva.

A partir daí é que começamos o processo de sentimento sobre alguma coisa ou alguma pessoa. O afeto nos afeta em todas as extensões. A área do cérebro que é responsável pelo sentimento e controle das emoções é o sistema límbico.

É através dele que nos comovemos com as outras pessoas, por isso o psicopata não é analisável, ele não tem afeto, não tem sensibilidade, esse sistema não funciona.

O afeto é uma ligação, pois são as ações e reações que nos fornecerão a afetividade entre eu mesmo e os outros, entre eu e a sociedade, entre eu e aquilo que desejo. Saber administrar as emoções é importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável. Afinal quem entende de afeto, vive mais e melhor?

Somos afetivamente afetados pelo afeto!



Até a próxima.

Precisa de ajuda? Entre em contato.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145

Instagram: psicanalista_anafreud

Postar um comentário

0 Comentários