Ads

A LISTA.


 

Como está sua lista de juramentos para 2021? Neste mês de janeiro você já começou a se movimentar para realizar os anseios expressos após a virada?

Não é fácil mudar, a zona de conforto é ainda muito segura. Apesar de um período conturbado entendemos que muita coisa não está no nosso controle. Sobreveio. É o que ocorreu. É a realidade. Já aconteceu e você não tem mais como mudar os fatos passados. O que lhe resta? Reclamar o quanto você é uma vítima do universo?  Chorar? Ou se culpar dizendo: Deveria ter feito! Deveria não ter feito!

Entender as causas é fundamental nesse processo de mudança, é um desafio para quem quer modificar o próprio jeito de ser e agir. E nem sempre o tempo está a nosso favor. Muitas vezes ele nos surpreende inclusive de maneira triste. Encontrar o gatilho é desafiador e doloroso.

Os 365 dias deste ano já se transformaram em 338 e o ano novo já vai deixando de ser tão novo assim. O que pensar e o que fazer com tantas listas, metas e pedidos carregados de muitas intenções e poucos gestos para demonstrar que o querer é real?

Tudo depende de como enxergamos  esses desafios e elegemos o que queremos experimentar em relação a tudo isso. Essa escolha, sim, determinará os rumos da sua existência e pontuará o seu nível de satisfação e contentamento com a vida.

A trilha sonora que sugiro é a música A Lista, de Oswaldo Montenegro. Escrita em 1999, traz um pouco de reflexão para avaliarmos essas possíveis  metas que porventura tenhamos feito e perceber o que efetivamente pode e vai ser realizado em função do tempo que ainda temos. E, quem sabe, até mesmo concluir que determinados itens destas listas já não têm sentido, enquanto outras necessidades surgem em função das mudanças no curso da nossa história.

Só não espere atingir seus objetivos para ser feliz!!!!!!

 

A Lista. (Oswaldo Montenegro)

Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha

Quantos você desistiu de sonhar!

Quantos amores jurados pra sempre

Quantos você conseguiu preservar

Onde você ainda se reconhece

Na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria

Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava

Quantos você conseguiu entender?

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?

Quantas você teve que cometer?

Quantos defeitos sanados com o tempo

Era o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava

Hoje assobia pra sobreviver?

Quantas pessoas que você amava

Hoje acredita que amam você?

 

Até a próxima.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145, pelo e-mail  anacgcp@gmail.com

Siga no instagram : @psicanalista_anafreud

Postar um comentário

0 Comentários