Ads

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

O empresário bilionário surpreendeu o mundo ao contrariar as pesquisas e derrotar Hillary Clinton na disputa pela Casa Branca

G1

Mesmo com Hillary Clinton apontada como favorita em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto e nas projeções feitas por institutos e pela imprensa, Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso de vitória, prometeu reunir a nação e reconstruir a infraestrutura do país, dobrando o crescimento econômico. 

"Serei presidente para todos os americanos", disse. "Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação. É isso que quero fazer agora por nosso país."

Noite nos Estados Unidos foi de festa de um lado e choro do outro (Créditos: Jonathan Ernst e Lucy Nicholson/Reuters)
A candidata democrata ainda não reconheceu a derrota publicamente, mas telefonou para Trump. "Ela me ligou para me parabenizar por nossa vitória, e eu a parabenizei por uma campanha muito, muito dura. Ela lutou muito forte", disse presidente eleito em seu discurso. 
Orepublicano conquistou vitórias surpreendentes sobre Hillary em estados-chave para a definição, abrindo o caminho para a Casa Branca e abalando os mercados globais que contavam com uma vitória da democrata. 

A maré começou a virar a favor de Trump após as vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Iowa. Contrariando sondagens e projeções, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia votaram em um republicano pela primeira vez desde os anos 1980. Trump se tornou o primeiro candidato de seu partido a ganhar na Pensilvânia desde a vitória de George H. W. Bush em 1988. 

Os democratas contavam com votos dos estados do Centro-Oeste, por causa do tradicional apoio dos negros e dos trabalhadores brancos. Mas muitos dos brancos dessa região, especialmente sem formação universitária, decidiram votar em Trump neste ano. A importância dessa classe para os democratas tinha sido subestimada em projeções feitas antes do pleito, segundo análise do jornal "The New York Times". Os trabalhadores rurais de estados centrais e do Norte também escolheram em peso o republicano. 

Quando entrou o número de delegados do estado de Wisconsin na conta da agência Associated Press, Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral. Confira a apuração completa dos votos, estado a estado. Mesmo tendo menos votos totais, Trump será eleito porque a votação nos EUA é indireta, e cada estado tem um peso diferente.

Postar um comentário

0 Comentários