Ads

Escolha do candidato do PSB em Jaboatão pode mudar cenário no Cabo

Márcio Didier
Editor do Blog da Folha

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, depois de muitas análises e pouca margem de manobra, anunciou nesta sexta-feira (1º) que cederia a cabeça da chapa que apoiará nas eleições deste ano ao PSB, promovendo Heraldo Selva de vice a candidato e a até então sua preferida para a disputa Conceição Nascimento (PSDB) para a vice.

A proposta desta chapa já havia sido levada ao Palácio do Campo das Princesas tempos atrás, conforme antecipado pela Folha de Pernambuco em 21 de junho passado, embora a entourage do prefeito de Jaboatão negue peremptoriamente. A ideia inicial era ceder o topo da chapa em Jaboatão em troca da retirada de Lula Cabral (PSB) no Cabo, ideia abortada de primeira nas hostes socialistas.


Trabalhada por meses para ser a candidata, a hoje ex-secretária de Mobilização e Desenvolvimento Social Conceição Nascimento não emplacou. Como plano B, Elias apontou para o ex-secretário tucano da Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho Evandro Avelar, que até chegou a analisar a ideia. No entanto, pessoas próximas a ele informaram que a vontade esbarrava justamente no que sobrou a Conceição: ação orgânica para levar o nome a ser conhecido.

A investida de Elias a Evandro acabou quando o tucano recebeu convite do governador Paulo Câmara para ir para Suape. O leque de opções foi sendo fechado.

Sem um nome consistente para apresentar, o prefeito de Jaboatão voltou àquela opção lá de trás. Uma chapa encabeçada por Heraldo Selva do PSB, tendo Conceição Nascimento na vice. Sem qualquer contrapartida no Cabo de Santo Agostinho, onde o filho de Elias, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB), tentará chegar à prefeitura, que um dia foi comandada pelo pai.

Com o PSB no comando da chapa, de certa forma, Elias Gomes desliga-se um pouco da disputa em Jaboatão – onde, embora nada indique, a disputa pode ir ao segundo turno –, e pode dedicar-se mais ao Cabo.

“Aberta” as urnas, em 2 de outubro, Elias poderá contabilizar o resultado dos seus lances: se Heraldo vencer a disputa de Jaboatão, será copatrocinador da vitória, pois cedeu a cabeça de chapa da mais importante prefeitura do PSDB ao PSB. Se Heraldo perder, o ônus da derrota vai para os socialistas, que durante meses trabalharam para construir um caminho no município, mesmo que sinuoso e cheio de curvas perigosas.

Postar um comentário

0 Comentários