Ads

Adriano Sales toma posse na Academia de Letras de Palmares neste sábado

O mesmo é um dos fundadores da Academia Escadense de Letras


Neste sábado(05/12/2015) a Academia Palmarense de Letras (APLE), empossará novos membros efetivos. O poeta e escritor Adriano Sales, será empossado acadêmico – imortal na Academia Palmarense de Letras (APLE) e assumirá a cadeira nº 30, como patrono, o poeta terá o escritor, sociólogo e bispo católico Dom José Pereira Alves. 

Adriano Sales é palmarense, reside em Escada desde sua infância, poeta e escritor, já lançou suas poesias em diversas antologias, neste ano (2015) lançou seu primeiro livro solo - intitulado “Eu-Poesias em Vias” - na Fliporto e Bienal Internacional do Livro de Pernambuco; É um dos fundadores da Academia Escadense de Letras(AELE) onde ocupa a cadeira 5 e exerce o cargo de diretor de comunicação; Formado em logística, gastronomia, informática e psicanálise, atua como analista de sistemas.

Seu patrono na APLE, Dom José Pereira Alves (Palmares, 5 de março de 1885 — 21 de dezembro de 1947) foi um bispo católico brasileiro, ordenado sacerdote a 17 de novembro de 1907. Reitor e professor no Seminário de Olinda, cónego da Sé, deão do Cabido, Monsenhor Protonotário apostólico (1920), Governador do Bispado (1921) e Vigário Capitular da Arquidiocese de Olinda e Recife (1921). Diretor da "Tribuna Religiosa", do "Mês do Clero" e da revista "Maria", etc. Com a nomeação do arcebispo de Olinda D. Sebastião Leme para Arcebispo-Coadjutor do Rio de Janeiro, em 1921, foi eleito Vigário, no ano seguinte; Sócio de diversas agremiações culturais como o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e a Academia Pernambucana de Letras, da qual veio a ser vice-presidente, e das Academias de Letras Fluminenses e Petropolitana. "Eram célebres seus sermões e discursos, nos quais cativava o auditório tanto pelas ideias originais quanto pela forma bem mo-delada. Raramente proferia uma oração sem deixar gravada na mente de seus ouvintes uma daquelas frases felizes"; "In finem dilexit" (Amou até o fim). 

Fonte: wikipedia.org

Postar um comentário

0 Comentários