Ads

Congresso do PCdoB em Escada aconteceu ao ar livre e em tom de comício

Jandelson e Mary foram as figuras centrais do evento, que perdeu a característica de congresso partidário para comício político

Foto: Sãnnchyllys Oliveira
O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) realizou na manhã do último sábado (07/11) em frente a Câmara Municipal da Escada o seu congresso municipal, cerca de sessenta pessoas participaram, porém o evento que deveria ter um cunho institucional do partido, perdeu a sua essência se assemelhando e caracterizando-se como um comício político.

Foto: Sãnnchyllys Oliveira
Em discurso o ex-prefeito de Escada Jandelson Gouveia criticou o presidente da Câmara Rinaldo Lima (PV) popular Cara Veia, por não ter liberado o plenário da câmara para a realização do evento. 
"O nosso amigo Maurílio representante do PCdoB, pediu a Câmara Municipal através de ofício para fazer uma reunião, a pessoa que não tem condições de lhe dar com a diferença, não pode jamais chegar a uma prefeitura, não pode jamais governar, não pode jamais liderar coisa nenhuma, o presidente da câmara e aqui digo para ele ouvir e pra ele saber, deixo meu repudio ao senhor Cara Veia, incompetente porque não tem a capacidade de ceder a casa do povo para o povo" disparou o ex-prefeito em tom de agressividade.
Durante o evento Jandelson e Mary dispararam várias críticas ao atual prefeito e ao presidente da câmara, e ao mesmo tempo criticavam atos como os da saúde que da mesma forma ocorreram em seu mandato.
"No hospital todo mundo sabe oque aconteceu, e triste para o nosso município, o governo nunca mandou dinheiro para a saúde, de oito anos de gestão com Jandelson recebia-se noventa e quatro mil e quinhentos reais, um real e cinquenta por cidadão... os resto para a manutenção do hospital que era quinhentos mil reais era de recursos próprios... e funcionou durante oito anos, agora querer enganar o povo dizendo que vai fechar porque o governo do estado não quis, é o município que deve tomar conta do hospital regional e não deixar ele fechar" declarou Jandelson.
Foto: Sãnnchyllys Oliveira
Já a pré-candidata a prefeita pelo PR (Partido da República) Mary Gouveia, partiu para o ataque contra os pré-candidatos adversários, disparando críticas em tom de agressividade também.
"Infelizmente agente passa por esse momento de covardia e medo, quem não tem coragem de se meter na vida pública para enfrenta desafios fique em casa, não se meta na vida pública... desafios e correr com medo de adversários, isso é para quem não tem competência para esta no cargo, então desista á ser outra profissão" disparou Mary Gouveia.
"Eles são meritosos, mentem o tempo todo" disse a pré-candidata se referindo aos candidatos que fazem oposição ao seu projeto político, usando termos como "eu sou candidata" Mary caracterizou o evento como campanha antecipada, que segundo a resolução do TSE a realização de congresso partidário ao ar livre se caracteriza comício político, sendo campanha antecipada como diz a lei.

Maurílio Mesquita presidente da executiva provisoria do PCdoB em Escada.
Foto: Sãnnchyllys Oliveira
Confira abaixo:

Art. 3º Não será considerada propaganda eleitoral antecipada (Lei nº 9.504/97, art. 36-A, incisos I a IV):

I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico;

II – a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governos ou alianças partidárias visando às eleições;

III – a realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intrapartidária; ou

IV – a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral.

Como o evento se deu em local aberto e com carro de som, os partidos de oposição devem entrar com ação judicial no TRE contra o ato realizado pelo PCdoB, podendo ser punidos com multa de 20 mil reais, o presidente do partido, a pré-candidata a prefeita Mary Gouveia e seu esposo o ex-prefeito Jandelson Gouveia, por ferirem a lei.

Postar um comentário

0 Comentários