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Em PE, redes sociais ajudam a divulgar empresas e gerar negócios

Pequenos e grandes empresários lucram com clientes através da web.
Estratégias publicitárias devem ser adequadas ao ambiente, com interação.

o-poder-das-redes-sociais-16 Já ancorada em todos os ambientes sociais, desde as relações interpessoais, o comércio, a economia e a cultura, a internet, a cada dia, se mostra mais essencial também para o sucesso de uma empresa. Pequenos e grandes empresários utilizam como ferramenta as redes sociais para poder fazer a divulgação de produtos. A publicidade online é considera mais barata e, em alguns casos, até mais adequada.
A empresária Laurinha Marinho cresceu junto com a internet. Ele começou a atuar, vendendo colores, brincos e pulseiras, ainda quando era estudante de moda. Desde então, Laurinha utiliza as mídias sociais para divulgar seu trabalho. “Logo no começo, antes das redes sociais darem certo e das pessoas começarem a colocar e venderem muito, eu comecei a vender. Vi que dava certo e comecei a investir tempo e criei logo minha página, meu blog e colocando em todas as redes sociais", contou.
Segundo a empresária, cerca de 90% de todas as vendas atuais são feitas por meio da divulgação em blogs e também nas redes sociais. “Eu ía ter que correr atrás de outdoor, panfletagem, fazer tudo. O problema é que o investimento seria alto, seria muito mais trabalhoso e mais caro", contou Laurinha.
Além do sucesso das empresas que utilizam a web para fazer as divulgações, negócios que estudam e monitoram o ambiente da internet também vem dando certo. “As redes sociais hoje em dia são uma maneira de chegar mais rápido ao público e de ter esse retorno, inclusive interativo. o público passa para a empresa o que ele quer e a empresa passa para esse público de maneira mais rápida", informou Joana Aquino, dona de uma empresa que gerencia os microblogs dos clientes.
Além de monitorar todas as notícias que estão sendo publicadas sobre a empresa, o trabalho de Joana inclui, ainda, a divulgação de informações na rede. A internet é apontada como uma ferramenta alternativa de publicidade mais barata e, em alguns casos, até mais adequada, por conta da rapidez e da possibilidade de interação com o público.
De acordo com o consultor em marketing digital, Everes Oliveira, a recepção diferenciada por parte dos clientes também exige um planejamento específico. “Você tem que saber os objetivos, quem você quer atingir, para depois saber como. As pessoas não querem ver propaganda na internet, querem interagir, participar, compartilhar interesses. Isso que gera os interesses em comum”, orientou. “As empresas enchem a linha do tempo com a mesma propaganda; não podem fazer isso. Tem que fazer de uma forma que gere interesse e interação”, concluiu.

G1 PE

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