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Comércio da região metropolitana abrirá 4 mil vagas temporárias

Colocações são para atender demanda dos meses de maio e junho

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), entre os meses de maio e junho, o comércio da Região Metropolitana do Recife (RMR) deve abrir cerca de quatro mil vagas temporárias. O aumento na mão de obra deve atender ao crescimento da demanda provocado pelo Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João.

“Em cada um dos meses, as vendas devem subir 8% em relação ao ano passado, o que é um índice muito bom. É uma das melhores épocas do ano para o comércio”, disse o presidente da CDL-Recife, Eduardo Catão. Segundo ele, os setores de confecção e calçados devem gerar o maior número de oportunidades. “São as lojas mais procuradas nesta época, para presentes e porque as pessoas compram roupas novas para os festejos juninos”, explicou.

Para se candidatar às vagas, Catão informou que o interessado deve deixar currículo no setor de Recursos Humanos da empresa na qual pretende trabalhar ou no caixa da loja, dependendo do caso. “Experiência não é fundamental, mas quem tem qualificação pode se sobressair. As empresas costumam realizar treinamentos para capacitar os trabalhadores que estão ingressando no mercado de trabalho”, comenta. “E quem se relaciona bem com os clientes, realiza muitas vendas e se destaca tem grandes chances de ser efetivado depois. Tudo é uma questão de desempenho”.

O consultor econômico da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), Luiz Kehrle, contou que, de acordo com levantamento do órgão, entre as oportunidades disponibilizadas no setor, 90% são para vendedor, 7% para embalador e 3% para operador de caixa. “Para ser um vendedor é preciso ser bem articulado, simpático, extrovertido e ter um bom poder de persuasão”, apontou. “Já para trabalhar como operador de caixa, é importante que a pessoa tenha destreza na hora de fazer contas, seja organizada e tenha uma boa capacidade de concentração. O cargo de embalador é indicado para quem tem boa habilidade manual e, principalmente, agilidade, para que o serviço flua tranquilamente e os clientes não fiquem esperando por muito tempo”.

Folha PE

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