Há oportunidades em áreas como comércio, hospedagem e logística.
Inscrições começam nesta segunda através do site da Seep.

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (19), as inscrições para cursos técnicos a distância oferecidos pela Secretaria de Educação de Pernambuco. São disponibilizadas 4 mil vagas para os cursos nas área de comércio, biblioteconomia, hospedagem, logística, administração e informática e segurança do trabalho. No total, 18 municípios serão atendidos. As inscrições seguem até o próximo sábado (24).

A ação acontece em parceria com a Rede e-Tec Brasil, programa do governo federal, e a Secretaria Executiva de Educação Profissional (Seep), com investimento de R$ 6 milhões. As vagas são para estudantes da rede pública ou particular que já concluíram o ensino médio ou ainda estão cursando o 2º e 3º ano do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projeto Travessia (a partir do 2º módulo). Os cursos têm, no mínimo, 200 horas e duração de um ano e meio. Não há limite de idade para participar.

O secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, explica que os alunos precisam se apresentar a uma escola. “A maioria deles [polos] é na região do Sertão. São oito no Sertão. E nós temos em cada município um polo, um local onde as pessoas vão se inscrever. As inscrições são via internet e depois elas vão nesse polo escolhido. Os estudantes vão uma vez por semana, obrigatoriamente, nesse polo, que tem tudo equipado com computadores, material para vídeo-aula.  Só há essa aula presencial uma vez por semana com um tutor”, explica.

No ato da inscrição, que deve ser realizada através do site da Seep, o estudante escolhe o polo e o curso que deseja e, em seguida, agenda a data para a realização da prova de seleção, que é presencial e ocorrerá no polo escolhido. A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado no dia 4 de abril.

O secretário orienta quem não tem computador em casa. “Ele pode ir nesse polo e pode agendar em qualquer dia da semana. Todo o material é digital. O estudante, de fato, precisa ter acesso ao computador, onde o estado está facilitando esse acesso nesses polos”, disse.

Na Região Metropolitana do Recife, apenas a capital é polo. O secretário explica como os moradores das cidades vizinhas devem fazer para participar. “Aqui no Recife, inclusive no Etepam [Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães], que é bem centralizado, no bairro da Encruzilhada, há aulas de manhã, à tarde e à noite. Pessoas da região que trabalham no Recife ou em outros lugares que tem possibilidade de fazer o curso no Etepam podem sim se inscrever. O importante é garantir uma vez por semana, em um horário pré-agendado, que a pessoa vá lá para garantir a sua participação, inclusive, marcando a presença que é também marcado digitalmente”, informa.

G1